São Paulo inicia 4ª Conferência Estadual
Começou nesta terça (20) e segue até quinta-feira (22) a 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que está sendo realizada em São José dos Campos, com a participação de cerca de 600 delegados.
“As conferências propiciam um canal de participação e construção politica do tema”, disse Mônica Bergamaschi, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-SP). “Os resultados e avanços podem ser passos concretos no tocante à consolidação do direito à alimentação”, completou.
“A construção coletiva da segurança alimentar e nutricional no Brasil passa pelas Conferências Municipais, Territoriais e Estaduais. A etapa estadual é o coroamento das discussões do que se discutiu nas realidades locais, para os problemas, as carências e uma oportunidade de tornar conhecidas as realidades das diversas regiões do Estado, para se refletir num processo de construção participativa, de parcerias e de qualificação das politicas públicas nos três níveis do governo e na parceria com a sociedade civil” falou Maya Takagi, secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Já o deputado estadual Simão Pedro abordou a questão dos agrotóxicos. “Como sugestão, esta conferência pode discutir o tema da contaminação dos alimentos como uma questão de saúde pública e que identifique formas de fortalecimento das estruturas de vigilância”, disse ele.
Mariana Simão, do Intituto Polis e do Fórum Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional, falou da satisfação das entidades da sociedade civil pela realização da Conferência Estadual. “É um momento de refletir sobre os avanços e propor novas estratégias para o fortalecimento das ações e das políticas de segurança alimentar e nutricional no estado de São Paulo”, finalizou.
Fonte: Ascom/Consea