Você está aqui: Página Inicial Notícias (não apagar) Piauí: conselheiro cita cinco pontos fundamentais
Navegação
 
Ações do documento

Piauí: conselheiro cita cinco pontos fundamentais

Sílvia Sousa
 
Teresina (PI) – Termina no final da tarde desta quinta-feira (22) a 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Piauí. O encontro reuniu 100 delegados de 52 municípios - número três vezes maior que a reunida na 3ª Conferência, em 2007.
 
Representando o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Irio Conti falou à plenária sobre cinco pontos fundamentais para que o Piauí continue avançando no processo de efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA). “Primeiro, precisamos ter, indispensavelmente, uma Lei de Segurança Alimentar e Nutricional em cada município”, citou.
 
“Precisamos realizar conferências municipais ou territoriais de segurança alimentar e nutricional; ter conselhos municipais fortes, bem constituídos e organizados; e também uma Câmara Intersecretarial [em cada município] que vai operacionalizar as políticas”.
 
“Para completar, precisamos ter um Plano Estadual, que se baseie nos princípios do DHAA e faça um diagnóstico da situação de segurança alimentar e nutricional, apontando pontos fortes e fracos e os rumos que devem ser seguidos”, completou.
 
Atualmente o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Piauí (Consea-PI) está em processo de construção do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Para a representante da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), Valéria Burity, “é preciso registrar os avanços no campo da Segurança Alimentar e Nutricional e apontar os desafios. O Sisan é um ponto de chegada, mas é também um ponto de partida. E é preciso estar atento para que essa construção se efetive”.
 
"É muito importante reconhecer os avanços e não permitir retrocessos. Considerar e valorizar o que já foi alcançado e, a partir desse ponto, avançar ainda mais”, concluiu Valéria Burity.
 
Fonte: Ascom/Consea