Você está aqui: Página Inicial Notícias (não apagar) Anastasia participa da 5ª Conferência Estadual de MG
Navegação
 
Ações do documento

Anastasia participa da 5ª Conferência Estadual de MG

O governador Antonio Anastasia participou, nesta sexta-feira (5), da abertura oficial da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, organizada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais (Consea-MG). O evento reúne mais de 450 pessoas no Hotel Fazenda Canto da Siriema, em Jaboticatubas, na região Central de Minas, para debater o tema “Alimentação Adequada, Saudável e Solidária: Direito Humano Básico”. O encontro será realizado até o próximo domingo (7).
 
Anastasia ressaltou o compromisso do governo com a melhoria da questão alimentar no Estado e erradicação da miséria.
 
“Todos conhecemos a realidade de Minas Gerais e não há estado mais rico no Brasil. Temos terra em abundância e de boa qualidade, somos a caixa d´água do país, temos sol, boa energia, gente trabalhadora, dedicada e entusiasmada. Temos plenas condições de alimentar não só a nós mesmos, mas o Brasil e o mundo. Estamos fazendo planejamento, são vários os projetos, e temos melhorias concretas na questão que envolve a segurança alimentar e a reversão da miséria. Precisamos da segurança alimentar para vivermos mais e com mais qualidade de vida”, disse o governador, durante pronunciamento.
 
Desafios - O objetivo da conferência é reunir representantes de órgãos públicos e privados, de organizações e movimentos sociais para discutir ações em favor da erradicação da fome e da desnutrição no Brasil e em Minas. O desafio é mobilizar e fortalecer o pacto social pelo direito à alimentação adequada e saudável para todos e, em especial, para aqueles em situação de vulnerabilidade social, a exemplo dos extrativistas, pescadores artesanais e geraizeiros (populações que vivem nos Cerrados do Norte de Minas).
 
“Estamos falando do direito de cada ser humano em ser alimentado e nutrido para que possa desenvolver com rigor sua inteligência, sua criatividade em se expressar e, também, manter o bom humor. Uma pessoa bem alimentada e nutrida também é bem humorada”, disse o presidente do Consea-MG, Dom Mauro Morelli. 
 
O governador foi recebido por integrantes da Associação de Desenvolvimento e Intercâmbio Cultural Indígena da Região de Araxá e do Movimento Negro de Contagem. Também participaram da solenidade a secretária nacional de Segurança Alimentar, Maia Takagi; o secretário extraordinário de Regularização Fundiária, Manoel Costa; o prefeito de Jaboticatubas, Luis Mauro Faria; o subsecretário de Agricultura Familiar, Edimar Gadelha; e o presidente do Consea do Espírito Santo, Pedro Kitoco.
 
Ações - Criado em 1999 por decreto do Governador do Estado, o Consea é um órgão colegiado de interação do Governo do Estado com a sociedade civil, vinculado ao Gabinete do Governador. Seu objetivo é deliberar, propor e monitorar ações e políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável no âmbito do Estado de Minas Gerais.
 
O Governo de Minas possui 27 projetos em execução voltados diretamente ao Programa de Segurança Alimentar e Nutricional e ao homem do campo. Juntos, os projetos somam um orçamento de R$ 1,23 bilhão em 2011. São projetos que envolvem 11 secretarias de Estado: Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas; Educação; Regularização Fundiária; Desenvolvimento Regional e Política Urbana; Saúde; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Governo; e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
 
Fonte: Agência Minas