Consea-PR mobiliza todo o estado para conferência estadual
Curitiba (PR) – O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Consea-PR) está estruturado em 18 comissões regionais. O reflexo desta organização está na mobilização de aproximadamente 700 participantes, dentre os quais 445 são delegados da 3ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
“A estrutura das comissões regionais nos dá condições de identificar as demandas de acordo com os territórios. Mobilizamos os 399 municípios paranaenses. Temos condição de identificar as inseguranças alimentares por região e desta maneira conseguimos alcançar os povos e comunidades tradicionais”, explicou a presidente do Consea-PR, Ângela Martins.
No Paraná, os grupos familiares de maior vulnerabilidade no campo da segurança alimentar e nutricional e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são os quilombolas, indígenas, pescadores, povos de terreiro, ciganos, cipozeiros e faxinalenses.
Para mobilizá-los, o Consea-PR realizou, dentre suas 20 conferências regionais preparatórias para a 3ª Conferência Estadual, duas micro-conferências específicas: uma direcionada aos pescadores da região litorânea; outra no Vale do Ribeira, destinada aos povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares.
“Também tivemos no Paraná o 1º Encontro Estadual de Comunidades e Povos Tradicionais e o 1º Encontro Indígena de Segurança Alimentar e Nutricional do estado”, informou Ângela Martins.
Fonte: Ascom/Consea