Você está aqui: Página Inicial Notícias (não apagar) 4ª Conferência Nacional: cada estado terá sua equipe de apoio
Navegação
 
Ações do documento

4ª Conferência Nacional: cada estado terá sua equipe de apoio

Na última reunião da Comissão de Presidentes de Conseas Estaduais, realizada no último dia 13 de setembro, ficou decidido, por consenso, que cada estado pode ter uma equipe de apoio no estande, nos dias da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), em Salvador.
 
Isto significa que, além dos delegados eleitos pela conferência estadual, cada unidade da Federação pode (se quiser) ter uma equipe de apoio - para, entre outras funções, administrar o estande e atuar como expositor.
 
Este é o objeto do Comunicado nº 6, enviado nesta quarta-feira pela Organização da 4ª CNSAN a todos os Conseas Estaduais.
 
Neste sentido, surgem as figuras do articulador e do expositor (ou expositores, pois podem ser dois, de acordo com decisão do Consea Estadual).
 
Articulador(a)
É uma espécie de "chefe de delegação" ou um porta-voz da delegação do seu estado. É ele quem se relaciona com a Comissão Organizadora e a Secretaria do Consea Nacional. Ele apóia os delegados do seu estado em assuntos como inscrições, passagens, viagem, check-in, bagagens, traslado, entrada em hotel, credenciamento, prestação de contas etc. Uma figura ideal para atuar como articulador seria o secretário executivo do Consea Estadual.
 
Expositor(a)
O(a) expositor(a) é aquele que fica no estande, responsável pela guarda do local e por fornecer eventual informação no estande do seu estado (por questão de horário, o Consea Estadual pode, se quiser e tiver condições, designar dois expositores - para que eles se revezem). O expositor é quem divulga as coisas que seu estado levou para a Conferência Nacional. O expositor tem sua atuação limitada ao estande do estado, não podendo participar de painéis, debates, oficinas etc.
 
Para melhor esclarecer essa questão, seguem algumas perguntas e respostas:
 
Por que foi criada a função de articulador(a)?
Porque há necessidade de se ter alguém responsável pela delegação de cada estado, para organizar melhor e disciplinar. É como se fosse o "chefe da delegação", o apoio, o articulador, o responsável. É o elo entre os delegados do seu estado e a Organização do evento.
 
Um estado pode indicar dois articuladores?
Não. Só um.
 
Quem pode ser o(a) articulador(a)?
O ideal seria que fosse o(a) secretário(a) executivo(a) do Consea Estadual, que já faz o papel de articulação no dia a dia e conhece os delegados, já lida com eles, já tem boa familiaridade com os representantes do seu estado. Mas cada Consea Estadual é livre para escolher e indicar o(a) articulador(a).
 
Porque foi criada a função de expositor(a)?
Porque é preciso ter alguém que responda pelo estande do estado; alguém que seja responsável pelo estande, e que seja capaz de dar informações sobre os produtos expostos de seu estado. O próprio nome "expositor" é auto-explicativo.
 
Por que a Organização do evento dá a possibilidade de serem dois expositores?
Por que alguns estados acham que apenas um não é suficiente, por questão de horários. Nesse caso, se o Consea Estadual quiser indicar dois, poderá registrar dois. Sendo um ou sendo dois, o estande do estado precisa ter um (ou dois) responsável (eis).
 
A Comissão Organizadora vai pagar as despesas de todos dessa equipe?
Não. Das pessoas indicadas pelo Consea Estadual, somente uma (apenas uma) terá as despesas (passagens, alimentação, hospedagem) pagas pela Organização do evento - desde que seja da sociedade civil. Esta decisão foi aprovada pelos presidentes de Conseas Estaduais na última reunião, dia 13 de setembro, em Brasília.
 
Esta única pessoa que terá as despesas pagas: será o(a) articulador(a) ou o(a) expositor(a)?
Essa é uma decisão do Consea Estadual. A única exigência é que não seja delegado representante de governo (pois este, por regra, já terá suas despesas pagas pelo poder público).
 
Em caso de dúvida, tem alguma forma de contato?
Sim, telefone (61) 3411 2747 ou email para 4conferencia@planalto.gov.br