Você está aqui: Página Inicial Notícias (não apagar) Estados encerram cronograma de Conferências Estaduais
Navegação
 
Ações do documento

Estados encerram cronograma de Conferências Estaduais

Dimas Ximenes
 
Seis estados promovem, nesta semana, as conferências de segurança alimentar e nutricional. Elas são preparatórias para a 4ª Conferência Nacional, marcada para 7 a 10 de novembro, em Salvador. Nesses encontros, gestores públicos e sociedade civil de Espírito Santo, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco e Sergipe vão discutir o pacto social pelo direito à alimentação adequada e saudável para todos.
 
Nos dias 26 a 28, serão realizadas as conferências estaduais do Espírito Santo e da Paraíba. Nos dias 27 a 29, será a vez de Pernambuco, Sergipe e Pará, com a presença da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Maya Takagi. O último encontro será o do Paraná, no dia 30, com a participação do secretário executivo da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), Onaur Ruano.
 
A Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, promovida pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), busca construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável e promover a soberania alimentar, por meio da implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e da política nacional para a área nos três planos de governo, com a participação da sociedade civil.
 
São esperadas para o encontro nacional cerca de 2 mil pessoas, entre delegados, convidados e observadores. Os 26 estados e o Distrito Federal estarão representados, respeitando a diversidade e a pluralidade do País. Dois terços da delegação – escolhida durante as conferências municipais, estaduais, regionais e territoriais – serão formados pela sociedade civil e terão entre seus integrantes representantes indígenas, quilombolas, da população negra, de povos de terreiro e outras comunidades tradicionais.
 
Fonte: Ascom/MDS