Estados encerram cronograma de Conferências Estaduais
Dimas Ximenes
Seis estados promovem, nesta semana, as conferências de segurança alimentar e nutricional. Elas são preparatórias para a 4ª Conferência Nacional, marcada para 7 a 10 de novembro, em Salvador. Nesses encontros, gestores públicos e sociedade civil de Espírito Santo, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco e Sergipe vão discutir o pacto social pelo direito à alimentação adequada e saudável para todos.
Nos dias 26 a 28, serão realizadas as conferências estaduais do Espírito Santo e da Paraíba. Nos dias 27 a 29, será a vez de Pernambuco, Sergipe e Pará, com a presença da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Maya Takagi. O último encontro será o do Paraná, no dia 30, com a participação do secretário executivo da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), Onaur Ruano.
A Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, promovida pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), busca construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável e promover a soberania alimentar, por meio da implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e da política nacional para a área nos três planos de governo, com a participação da sociedade civil.
São esperadas para o encontro nacional cerca de 2 mil pessoas, entre delegados, convidados e observadores. Os 26 estados e o Distrito Federal estarão representados, respeitando a diversidade e a pluralidade do País. Dois terços da delegação – escolhida durante as conferências municipais, estaduais, regionais e territoriais – serão formados pela sociedade civil e terão entre seus integrantes representantes indígenas, quilombolas, da população negra, de povos de terreiro e outras comunidades tradicionais.
Fonte: Ascom/MDS