Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias

Últimas Notícias

por Carla Monteaperto Cal publicado 27/06/2017 16h51, última modificação 12/07/2017 10h44
mexico.png
O Consulado Geral do México no Rio de Janeiro, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, promove nesta terça-feira (14), às 16h, no Centro Cultural dos Correios, o debate “Os desafios da mulher na participação de uma vida política e educativa plena”. O evento terá como palestrantes Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil, Telma Marques Taurepang, integrante da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB), e Linda Marina Munive, consulesa-geral do México. A entrada é franca, com espaço sujeito à lotação (40 lugares).

No Rio, Consulado do México e ONU debatem participação da mulher na política e educação

por Adolfo Francisco de Brito publicado 13/08/2018 13h41 Notícia
alimentação.jpg
O Brasil tem sido o “espelho” para países africanos que querem implementar programas próprios de alimentação escolar. A avaliação é do diretor do Centro de Excelência contra a Fome, Daniel Balaban, que participou na semana passada (8), em Brasília, de uma oficina com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Encontro debateu os rumos da cooperação entre as instituições.

Centro da ONU diz que Brasil é modelo para promover alimentação escolar na África

por Adolfo Francisco de Brito publicado 13/08/2018 13h37 Notícia
marta.jpg
A ONU Mulheres anunciou nesta quinta-feira (12) a nomeação da renomada jogadora de futebol brasileira Marta Vieira da Silva como Embaixadora da Boa Vontade para mulheres e meninas no esporte. Marta dedicará seus esforços a apoiar o trabalho pela igualdade de gênero e empoderamento em todo o mundo, inspirando mulheres e meninas a desafiar estereótipos, superar barreiras e seguir seus sonhos e ambições, inclusive no esporte.

ONU Mulheres anuncia jogadora Marta como embaixadora global da Boa Vontade

por Adolfo Francisco de Brito publicado 13/07/2018 14h13 Notícia
mala2.jpg
Brasileiras passam a integrar Rede Gulmakai, ligada ao Fundo Malala

Malala anuncia apoio a três ativistas que lutam pela educação no país

por Adolfo Francisco de Brito publicado 11/07/2018 11h15 Notícia
malala.jpg
Em entrevista exclusiva ao G1 durante sua visita a Salvador nesta terça-feira (10), a paquistanesa que ganhou o Nobel da Paz defendeu a inclusão do ensino sobre a igualdade de gênero nas salas de aula.

Ensinar às meninas que elas têm direitos é 'crucial', diz Malala

por Adolfo Francisco de Brito publicado 11/07/2018 11h10 Notícia
Os municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo ficam no Alto Sertão Sergipano, a cerca de 200 quilômetros da capital do estado, Aracaju. Ambos os municípios têm baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Apesar da proximidade com o rio São Francisco, um dos problemas mais sérios dos moradores desses municípios é a desertificação e a degradação da terra, agravadas pelos efeitos da seca. É nesse contexto que faz toda a diferença o projeto Manejo do Uso Sustentável de Terras do Semiárido do Nordeste Brasileiro (Sergipe), implementado por meio de parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, o Governo do Estado de Sergipe e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com recursos do Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF).

Recuperação de áreas degradadas em Sergipe ajuda no combate à desertificação

por Adolfo Francisco de Brito publicado 11/07/2018 10h37 Notícia
seguranca.jpeg
A metodologia de Segurança Cidadã, desenvolvida pelo Programa das Nações Unidas para o PNUD, enfatiza a importância de ações multissetoriais, com foco no território, para a prevenção e controle da violência. A iniciativa é um exemplo de como a cooperação técnica pode apoiar ações voltadas à promoção da paz e do desenvolvimento humano. Gestores de segurança pública de dez estados já foram formados para desenvolvimento de políticas públicas de segurança cidadã e mais de 7 mil policiais participaram das Jornadas de Direitos Humanos, com foco na abordagem cidadã para a garantia da segurança.

PNUD: implementação dos objetivos globais ajuda a fortalecer segurança pública

por Adolfo Francisco de Brito publicado 10/07/2018 10h22 Notícia
Aids.png

Agência da ONU pede compromisso para acabar com epidemia de AIDS até 2030

A 42ª reunião da Junta de Coordenação do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), conhecida em inglês como Programme Coordinating Board (PCB), acontece em Genebra, na Suíça, até esta quinta-feira (28). Na abertura do evento, o diretor-executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, deu informações atualizadas sobre o progresso alcançado até agora na resposta à AIDS e delineou os desafios e oportunidades que estão pela frente. Ele ressaltou que o progresso é assimétrico e frágil e exigiu enfoque renovado e compromisso compartilhado para acabar com a epidemia de AIDS até 2030.

por Adolfo Francisco de Brito publicado 29/06/2018 10h53 Notícia
atlas.jpg

Atlas da Violência aposta nos objetivos globais para prevenir violência contra jovens e negros no Brasil

Produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Atlas da Violência 2018 apontou a desigualdade na distribuição dos assassinatos entre negros e brancos. Enquanto a taxa de homicídios entre os primeiros é de 40,2 por 100 mil habitantes, no segundo grupo ela fica em 16 por 100 mil. De todas as vítimas do crime a cada ano no país, 71,5% são negras. Uma das novidades da edição 2018 do documento é um capítulo dedicado a chamar atenção para o potencial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas nas estratégias de redução da violência letal. Em geral, os ODS estabelecem diretrizes a serem alcançadas pelos países nos próximos 12 anos, daí o título de Agenda 2030. O plano de ação internacional oferece parâmetros que permitem inclusive ao Brasil verificar se está ou não conseguindo superar desafios em várias áreas como, por exemplo, a de segurança pública.

por Adolfo Francisco de Brito publicado 29/06/2018 10h46 Notícia
amanha.jpg

Centro RIO+ assina acordo com Museu do Amanhã para promover objetivos globais

O Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) das Nações Unidas assinou na terça-feira (26), no Rio de Janeiro, um memorando de entendimento com o Museu do Amanhã com o objetivo de promover iniciativas e eventos que tenham como tema a Agenda 2030 e os objetivos globais. O memorando prevê a coordenação e a otimização do uso de redes institucionais e de recursos humanos e financeiros para incentivar a conscientização sobre a Agenda 2030, bem como promover sua divulgação em larga escala.

por Adolfo Francisco de Brito publicado 28/06/2018 10h30 Notícia
Negras.jpg
Os 30 anos da articulação política do movimento de mulheres negras, celebrados ao longo de 2018, são o fio condutor da atividade acadêmica “Diálogos Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50: contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver” que acontecerá na próxima quarta-feira (20/6), das 14h às 19h, em Brasília, segundo a ONU Mulheres. Para participar do encontro, é necessário fazer inscrição pela Internet até terça-feira (19). Também haverá transmissão online.

ONU e UnB promovem ‘Diálogos Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50'

por Adolfo Francisco de Brito publicado 19/06/2018 10h49 Notícia
cuiaba2.jpg
Cuiabá está situada na parte mais central da América do Sul, exatamente no seu centro geodésico, sendo, portanto a cidade do coração da América do Sul.

Prêmio ODS Brasil no centro da América do Sul

por Adolfo Francisco de Brito publicado 14/06/2018 11h41 Notícia
BandeiraPremio.jpeg
A UGT (União Geral dos Trabalhadores), em parceria com a Secretaria Nacional de Articulação Social/SEGOV da Presidência da República, sediou, nesta quarta-feira, 13 de junho, o Seminário da 1ª edição do Prêmio ODS Brasil 2018 no Estado de São Paulo.

UGT sedia Seminário da 1ª edição do Prêmio ODS Brasil 2018 em São Paulo

por Adolfo Francisco de Brito publicado 14/06/2018 10h08 Notícia
peixinhos.jpg
Publicação explica definições internacionalmente reconhecidas sobre biodiversidade marinha, aquicultura, cooperação científica e outros temas, além de abordar a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. O material está disponível gratuitamente em meio online.

ONU Brasil lança publicação sobre objetivo global para proteger oceanos e vida marinha

por Adolfo Francisco de Brito publicado 12/06/2018 14h21 Notícia