Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Artigos > 2015

2015

por Consea publicado 21/01/2015 16h58, última modificação 21/07/2016 15h55

Segurança alimentar, conquista civilizatória

Estamos zerando a fome e a desnutrição no Brasil. E isso é coisa para se guardar na memória e no coração. O desafio agora é não retroceder do patamar alcançado Muito vivas e presentes em nossa memória, recentes ainda do ponto de vista histórico, as multidões famintas das regiões mais áridas do país, nas ruas das cidades, nos campos e nas estradas, sempre que ocorriam secas mais prolongadas.

by michellema Published 04/03/2015 17h07 Página

Queda de braço e inspiração

O Fórum Social Mundial (FSM) está acontecendo na Tunísia e uma queda de braço internacional, ainda sem vencedor, entre Grécia e Alemanha, Grécia e União Europeia pode decidir boa parte do futuro da Europa e até do mundo.

by michellema Published 27/03/2015 14h21 Página

2016: rumo a Campina Grande

“Recebemos com muita alegria esta notícia do acolhimento da Coordenação Nacional Movimento Fé e Política. Na reunião da Coordenação do Setor de Pastoral Social da CNBB Nordeste 2, eu comuniquei a decisão da coordenação nacional e já começamos a pensar nos primeiros passos de articulação e formação de equipes com a participação do Regional. Estava presente o bispo referencial para as pastorais sociais, D. José Luis, bispo de Pesqueira, que dará todo apoio e vai tentar estar presente na nossa primeira reunião.”

by michellema Published 10/04/2015 12h15 Página

Eterno Galeano

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos, e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”

by michellema Published 17/04/2015 16h15 Página

Publicidade de alimentos e obesidade infantil: uma reflexão necessária

A epidemia de obesidade e doenças crônicas é um problema que atinge, de maneira crescente, o mundo inteiro. E tornou-se consenso entre as principais organizações e pesquisadores em saúde pública que a regulação da publicidade de alimentos é uma das estratégias necessárias para combatê-la. As campanhas de marketing não apenas influenciam as escolhas alimentares na infância, mas também buscam fidelizar consumidores desde a mais tenra idade. O objeto preferencial são os alimentos ultraprocessados, feitos a partir de ingredientes industriais, com pouco ou nenhum produto fresco, e, geralmente, com alta quantidade de açúcar, gordura e/ou sódio.

by patricia Published 07/05/2015 13h58 Página

Alimentação Saudável e publicidade – onde está o problema?

Muito se tem falado e polemizado, atualmente, sobre os excessos e absurdos cometidos pelas propagandas de alimentos não saudáveis. Mas por que pegam tanto no pé de algumas empresas que fazem propagandas tão bonitas e divertidas? Qual é o problema delas? Será que tem uma explicação para essa crítica toda?

by Consea Published 27/05/2015 13h23 Página

Demanda hídrica

A crescente demanda e a gestão inadequada da água, principalmente em localidades com disponibilidade limitada, têm ocasionado problemas que vão desde a poluição de mananciais até a formação de áreas de desertificação, que interferem diretamente na qualidade, na disponibilidade e no acesso à água. No Semiárido brasileiro há desigualdade na distribuição dos recursos hídricos e escassez crônica em diversas localidades. Isso ocorre devido aos períodos de estiagem que duram cerca de oito meses e boa parte da água subterrânea está fora dos padrões de potabilidade. Nesses casos é fundamental que haja estruturas descentralizadas de abastecimento a partir de diversas fontes para os distintos usos da água e adensamento máximo da oferta hídrica para a população poder realizar suas atividades cotidianas imprescindíveis e garantir sua saúde e segurança alimentar e nutricional.

by patricia Published 27/05/2015 13h42 Artigo

Rua e debate

Escrevo cedo da manhã do dia 29 de maio, Dia Nacional de Paralisações e Manifestações, e um dia depois do Fórum Brasil Regional Sul promovido pelo governo federal, que debateu o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 no Auditório da Assembleia em Porto Alegre. Com centenas de participantes de organizações sociais e populares e fala de dezenas de lideranças comunitárias, sindicais e de todos os setores sociais, debateu-se o futuro do Brasil, o projeto de desenvolvimento, a economia solidária, os direitos dos trabalhadores, mulheres e jovens, as políticas de agricultura familiar, as reivindicações da região Sul do Brasil.

by Consea Published 29/05/2015 16h04 Artigo

A Amazônia e a comida de verdade

O que é comida de verdade na visão dos povos da Amazônia? Por que os índices de insegurança alimentar e nutricional da região são os mais altos do país? Quais os desafios para a segurança alimentar e nutricional do maior bioma do Brasil? Estas e outras questões serão tratadas no encontro sobre soberania e a segurança alimentar e nutricional da Amazônia, de 9 a 11 de junho, em Belém. Organizado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), da Presidencia da República, reunirá 200 participantes, representando os estados da Amazônia Legal.

by Consea Published 15/06/2015 15h37 Página

Semana Mundial do Aleitamento Materno 2015

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) foi lançada pela WABA (Aliança Mundial para Ação em Amamentação), em 1992, com o objetivo de dar visibilidade à amamentação, focando em uma de suas facetas anualmente. A Semana é comemorada em todo o mundo, no período de 1 a 7 de agosto, incentivando todos a trabalhar o tema escolhido e a colocá-lo na mídia para ampla divulgação. Neste ano o tema escolhido foi “ Amamentação e trabalho: vamos fazer dar certo!”

by Consea Published 24/07/2015 14h07 Artigo

O filho de colono e a casa comum

Na vida, a gente precisa agarrar-se ou ancorar-se em alguns princípios e valores básicos, nas suas origens e raízes. E dizem que o bom filho à casa sempre torna. Sou com muito orgulho filho de colono, papai Léo, falecido, e de colona, mamãe Lúcia, ainda trabalhando nos seus 88 bem vividos.

by Consea Published 24/07/2015 14h45 Artigo

O ato de comer

“A alimentação e o ato de comer compõem parte importante da cultura de uma sociedade. Estão relacionados à identidade e ao sentimento de pertencimento social das pessoas e envolvem, ainda, aspectos relacionados ao tempo e à atenção dedicados a estas atividades, ao ambiente onde eles se dão, à partilha das refeições, ao conhecimento e informações disponíveis sobre alimentação, aos rituais e tradições e às possibilidades de escolha e acesso aos alimentos.”

by Consea Published 17/08/2015 12h28 Artigo

Direito à água no semiárido

As políticas públicas, quando analisadas com profundidade, podem desvendar inúmeras questões, dentre elas a relação entre governo e sociedade civil e a forma de abordar os sujeitos de direito. O Programa de Cisternas, integrante atualmente do Plano Brasil sem Miséria, vem atendendo populações rurais difusas do semiárido que não dispõem de água encanada e que têm renda per capita inferior a ½ salário mínimo.

by Consea Published 09/09/2015 11h55 Artigo

Sobre agrotóxicos e soberania alimentar

Não é por falta de confirmação dos efeitos nocivos à saúde e ao ambiente que a grave situação de uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil não é revertida. O "Dossiê da Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde" reúne informações de centenas de livros e trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, que revelam evidências científicas e a correlação direta entre uso de agrotóxicos e problemas de saúde.

by Consea Published 01/10/2015 14h59 Artigo

Cuidemos dos solos: um alerta no Dia Mundial da Alimentação

Quero prestar homenagem à Dra. Ana Maria Primavesi, que há mais de três décadas, em 1979, com o seu livro “Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais”, revolucionou conceitos que estão na raiz da abordagem agroecológica, e mantem vivas as profundas críticas à agricultura convencional dominante, pelos seus efeitos negativos sobre a vida dos solos.

by patricia Published 16/10/2015 14h46 Artigo

ONU deveria adotar como padrão o modelo do Comitê de Segurança Alimentar

Na semana de 12 de outubro foi realizada em Roma a 42ª reunião do Comitê de Segurança Alimentar das Nações Unidas – CSA/ONU. O Comitê existe desde os anos de 1970 mas, em 2009, em decorrência da severa crise mundial de alimentos que jogou para debaixo da linha de desnutrição milhões de pessoas no mundo, passou por um profundo processo de reforma. O Brasil teve papel de destaque nessa transformação e o Consea serviu de inspiração para o modelo inédito do Comitê da ONU.

by Consea Published 21/10/2015 18h16 Artigo

Comida de Verdade

Não faz muito, o segundo maior problema do Brasil era a fome. Não é mais. Hoje, o Brasil é exemplo para o mundo de combate à fome e à extrema pobreza e de consolidação de políticas de segurança alimentar e nutricional (SAN) e soberania alimentar.

by Consea Published 30/10/2015 11h04 Artigo

Por que o Decreto da Participação Social fez tremer as bases do Congresso?

Queria eu que o Decreto Nº 8.243, de 23 de maio de 2014, que institui a Política Nacional de Participação Social, tivesse a força de mexer com nossa democracia como andam alardeando por aí.

by Consea Published 13/07/2014 10h23 Página

Agroecologia, uma utopia real

Quando a multidão chegou à beira do São Francisco e subiu a ponte que une/separa Juazeiro, Bahia, de Petrolina, Pernambuco, e começou a cantar ‘Irá chegar um novo dia/ Um novo céu, uma nova terra, um novo mar./ E nesse dia os oprimidos/ a uma só voz irão cantar’ (Axé – Irá chegar, de Vera Lúcia), as lágrimas começaram a rolar. Era a caminhada dos participantes do 3º ENA (Encontro Nacional de Agroecologia), promovido pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), de 16 a 19 de maio, em Juazeiro, Bahia. O tema do 3º ENA não podia ser mais sugestivo: Cuidar da Terra, Alimentar a Saúde, Cultivar o Futuro.

by Consea Published 26/05/2014 09h20 Página

A ditadura e os pobres

Tempos difíceis, diferentes depoimentos e narrativas são construídas a partir de cada ator social, capazes de envolver e mobilizar a todos nós em torno da recente história brasileira. Qual o lugar do pobre na ditadura civil-militar brasileira? A escolha por olhar a partir dos pobres tem em parte a ver especialmente com um olhar centrado para o campo da defesa de direitos e da participação social.

by Consea Published 20/05/2014 08h00 Página

Democracia e participação fazem bem à saúde

“Demorou 50 anos para o Brasil se recuperar do estrago que a política de arrocho salarial do regime militar e a inflação fizeram na distribuição de renda brasileira. O Índice de Gini, que mostra o nível de concentração de renda no país e que, quanto mais perto de zero, mais igualitária é a sociedade, voltou atualmente aos 0,500 nos rendimentos de todos os trabalhadores, o mesmo índice de 1960 captado pelo Censo Demográfico.

by Consea Published 16/05/2014 11h13 Página

As ilhas de fome e de exclusão social do “Brasil Sem Miséria”: comentário sobre o artigo "Insegurança alimentar em povos de terreiros"

A sociedade brasileira desfrutou relevantes mudanças econômicas, políticas, sociais, culturais, sanitárias e nutricionais nas três últimas décadas. No campo nutricional, em estudo anterior1 apontamos que foram verificadas importantes mudanças paradigmáticas. Observamos que ao perfil epidemiológico nutricional que caracterizou a sociedade brasileira no período 1930-1980, constituído sobretudo pelas doenças carenciais (desnutrição energético-proteica, deficiência de vitamina A, pelagra, anemia ferropriva, deficiência de iodo etc.), no período de 1990 aos dias atuais sobrepuseram-se as doenças nutricionais crônicas não transmissíveis (obesidade, diabetes, dislipidemias, hipertensão, certos tipos de câncer etc.), caracterizando o chamado fenômeno de transição nutricional no país.

by Consea Published 05/05/2014 10h30 Página

Novo foco para os povos invisíveis

Os povos indígenas e a população negra estão na base da formação econômica (agropecuária), social e cultural de Minas Gerais. Fundamentada no conhecimento dos biomas e ecossistemas e no trabalho, a contribuição dos povos e comunidades tradicionais constitui a expressiva sociobiodiversidade, que é a marca mais significativa dos mineiros e geraizeiros. Entre as diversas etnias indígenas algumas ainda resistem: os maxakalis, xakriabás, crenaques, aranãs, mukuriñs, pataxós, caxixós, puris, xukurus-kariris e pankararus.

by Consea Published 13/03/2014 12h20 Página

4ª Conferência de SAN + 2

“Quero contar uma coisa a vocês. Eu moro numa comunidade de franciscanos na Hulha Negra, região de Bagé, Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai, onde tem vários assentamentos e milhares de famílias assentadas. Quero informar a vocês que desde 2006 só enterramos uma criança naqueles assentamentos todos. E não morreu de fome. Zero de mortalidade infantil. São onze anos de infância sem fome no Brasil. É uma conquista histórica. São onze anos de governos Lula e Dilma. Fosse só por este resultado, já teria valido a pena. Isso graças a programas como o Programa de Aquisição de Alimentos. O PAA é o protagonismo resgatado dos sempre esquecidos e dos jovens. E é um aprendizado mútuo entre Estado, governos e sociedade civil organizada. Obra de todos nós.”

by Consea Published 05/03/2014 17h10 Página

lhas

Janeiro, tempo de férias, vejo propaganda num grande jornal do Sul: “Ilhas Park – Cartão postal no jardim de casa. Um lugar único, charmoso e exclusivo junto ao mar – Condomínio fechado de alto padrão com lotes de 360 a 1140 m² – Sistema de segurança completa – Condomínio com serviço de praia e hotelaria”. Nas duas páginas de propaganda, fotos coloridas da proximidade com o mar, das piscinas, das mansões etc.

by Consea Published 07/02/2014 16h31 Página

Será o fim dos alimentos transgênicos?

Há poucos dias, o Deputado Federal Ivan Valente (PSOL/SP) apresentou o Projeto de Lei 6.432/13, que, sem delongas, pretende banir os alimentos transgênicos do Brasil.

by Consea Published 06/02/2014 12h22 Página