Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Artigos > 2013

2013

por Consea publicado 23/12/2014 15h27, última modificação 23/01/2015 16h25

A agroecologia é o caminho para a segurança alimentar

Há um significado especial em celebrar o Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro) na Conferência Nacional do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Um espaço bastante propício para a abordagem do tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), porque dialoga com os conteúdos e propostas aqui debatidos.

por Consea publicado 11/11/2014 11h50 Página

A rua, o sul e o projeto

“A rua é o nosso chão, a nossa base”. A frase não é de um militante social, de um dirigente sindical em greve, de um ativista das jornadas de junho, nem de um indígena na Semana de Mobilização em Brasília. Não foi dita numa assembleia de estudantes, numa mobilização de jovens em marcha, nem é de um parlamentar falando para trabalhadores, de um padre ou pastor da Teologia da Libertação, de um cristão nas Romarias da Terra. A frase é da presidenta Dilma Rousseff na 68ª Assembleia Geral da ONU, em 24 de setembro de 2013.

por Consea publicado 04/10/2014 00h00 Página

Quem disse que não nos manifestamos pelo direito à alimentação?

As manifestações pelo Brasil, que explodiram em junho deste ano, pregaram uma surpresa em todos os analistas de plantão. Foram mais de 1 milhão de pessoas na rua em mais de 120 cidades brasileiras e 27 cidades fora do Brasil. Ninguém esperava tamanha dimensão.

por Consea publicado 02/08/2014 00h00 Página

Brasil Agroecológico e consciência planetária

Duas celebrações para entrarem na história. A primeira: os 70 anos de Pedro Ribeiro de Oliveira foram uma celebração de dia inteiro, em 12 de outubro: cercado de familiares, amigos/as, companheiras/os de décadas, no secular Sítio Tarumã em Juiz de Fora, Minas Gerais, agroecológico, cheio de plantas e árvores, casa antiga reformada, cercado de morros, flores e verde. Pedro é da Coordenação Nacional do Movimento Fé e Política, fez parte do grupo de análise de conjuntura da CNBB, animador de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), sociólogo, autor e organizador de livros e coletâneas. Declamei poesia em sua homenagem, Amores e História - 70x7: “Os rastros estão por todos os lados. / Tem as pegadas da luta pela democracia na ditadura./ Há as reflexões dos grupos de base da Bíblia./ Há a Teologia da Libertação/ e as Romarias de sua busca do Reino./ Há a fé e a política em movimento,/ misturando sal e comida/ fermento e pão”.

por ehermogenes publicado 18/10/2013 11h22 Página

Políticas públicas para efetivar o Direito Humano à Alimentação Adequada

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) escolheu um tema instigante para a comemoração do Dia Mundial da Alimentação neste 16 de outubro: Sistemas Alimentares Sustentáveis para a Segurança Alimentar e Nutrição. Vamos transformar este tema em convite à mudança, à mobilização das sociedades e governos pela garantia da alimentação como direito, como patrimônio cultural de um povo, e não como mercadoria. Um convite à defesa da soberania alimentar.

por ehermogenes publicado 16/10/2013 18h02 Página

Dia Mundial da Alimentação: “Sistemas Alimentares Saudáveis”

Os números da Organização de Alimentação e Agricultura da ONU (FAO) mostram que o mundo tem muito que caminhar para acabar com a fome. Portanto, o evento procura responder se é possível chegar ao dia em que haverá sistemas alimentares sustentáveis e o que é preciso fazer para alcançar este objetivo. Sabemos que a fome não só aniquila a vida e as esperanças dos indivíduos, como também prejudica a paz e a prosperidade das nações exigindo medidas urgentes a serem tomadas em muitas frentes, não apenas para fornecer alimentos para os famintos, mas também para eliminar as causas subjacentes da fome no mundo através de alternativas sustentáveis e permanente.

por ehermogenes publicado 30/09/2013 19h15 Página

Artigo: Velhos problemas e novos dilemas

De modo providencial a FAO propõe o tema Sistemas Alimentares Sustentáveis para a Segurança Alimentar e Nutricional para marcar as celebrações do Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro. Durante muito tempo a alimentação foi tratada como parte da rotina cotidiana da vida das pessoas, simples questão de produção e abastecimento, como se não tivesse implicações e encadeamentos com o sistema agroalimentar em sua complexidade contemporânea.

por ehermogenes publicado 30/09/2013 16h40 Página

Alimentando-se tradicionalmente conforme os ancestrais africanos

Sempre que se disser que cozinhar é sagrado, estamos nos reportando a uma cultura que não a ocidental, pois a cozinha no mundo europeu foi designada a servos, que para eles eram seres menores, inferiores . Na tradição de matriz africana a cozinha é destinada a quem pode , a quem saberá conversar com a parte divina de cada ser vivo, ou seja com o ar, agua, vegetal, animal racional ou irracional.

por ehermogenes publicado 30/09/2013 16h38 Página

Campanha Nacional pela produção de alimentos saudáveis

Para o Movimento de Mulheres Camponesas, o Dia Mundial da Alimentação é um momento para fazermos um amplo diálogo com a população do campo e da cidade sobre o que está em jogo na sociedade, que é o modo de produção de alimentos. É preciso, com urgência, avançarmos na compreensão sobre a importância da produção de alimentos saudáveis, elementar para a saúde humana - e do planeta como um todo.

por ehermogenes publicado 30/09/2013 16h35 Página

É preciso regular a publicidade de alimentos para crianças

Atualmente no Brasil, 30% das crianças de 5 a 9 anos estão com sobrepeso e 15% estão obesas (POF 2008-2009). Os dados revelam uma epidemia, que acomete as cinco regiões do país e todas as classes sociais. Com o excesso de peso, surgem as doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, problemas renais e alguns tipos de câncer.

por ehermogenes publicado 13/09/2013 16h33 Página

O IDHM e a água

O olhar sudestino sobre o semiárido costuma dizer que aqui nada muda e que hoje a nossa realidade ainda é a mesma denunciada por Graciliano Ramos em sua obra prima “Vidas Secas”.

por ehermogenes publicado 30/08/2013 14h27 Página

Segurança alimentar e etnodesenvolvimento das comunidades indígenas

O presente artigo busca trazer reflexões acerca do atual cenário de insegurança alimentar e nutricional junto às comunidades indígenas brasileiras e da situação de experiências de etnodesenvolvimento nas comunidades indígenas brasileiras, abordando questões referentes à regularização de terras indígenas, ações de gestão ambiental e territorial de terras indígenas, acesso a financiamentos de projetos produtivos, implementação de ações de atenção à saúde dos povos indígenas e saneamento básico, acesso ao programa de cestas de alimentos etc, junto ao Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

por ehermogenes publicado 06/08/2013 14h15 Página

Integrante da CTNBio escreve artigo sobre transgênicos

Ele é engenheiro agrônomo, mestre em Economia Rural, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de Santa Catarina (UFSC) e integrante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Rio Grande do Sul. Leonardo Melgarejo é um dos integrantes da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e escreveu um artigo sobre aspectos gerais da transgenia. Este artigo, inclusive, será a base de sua apresentação na Mesa de Controvérsias sobra Transgênicos, promovida pelo Consea.

por ehermogenes publicado 25/07/2013 14h24 Página

O som das ruas

19 de junho de 2013, Auditório do Anexo do Palácio do Planalto, reunião plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). Renato Maluf, antigo militante das causas sociais e da boa luta, ex-presidente do CONSEA, ao iniciar relato de reunião do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional acontecida faz pouco em Porto Alegre, diz: “Neste momento histórico em que os jovens e meus filhos vão de novo às ruas para dizerem o que pensam e o querem, eu me sinto revigorado, como sinto revigorada a democracia.” E chora, sob os aplausos de todas e

por ehermogenes publicado 28/06/2013 00h00 Página

O Sisan: uma experiência ousada e inovadora

Em sua mais recente plenária, realizada nesta quarta-feira (19), o Consea celebrou 20 anos de Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Em 1993, impulsionados por Betinho, milhões de cidadãs e cidadãos foram às ruas para clamar pelo fim da miséria e da fome no Brasil. Dessa extraordinária experiência cidadã no recém-criado Estado de Direito brasileiro, nasceram diversas iniciativas que continuam até hoje, dentre elas o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), então presidido por Dom Mauro Morelli.

por ehermogenes publicado 20/06/2013 00h00 Página

Ação da Cidadania: 20 anos

Nascida no bojo do Movimento pela Ética na Política, em 1993, foi com a proposta de mobilização dos vários setores da sociedade brasileira, somada à atuação direta dos comitês locais nos bolsões de pobreza, que a Ação da Cidadania foi crucial para a participação cidadã, para os avanços na garantia do Direito Humano à Alimentação.

por ehermogenes publicado 14/06/2013 18h44 Página

Contra a Fome

Uma década do Programa de Aquisição de Alimentos no Brasil (PAA) consolidou um instrumento de luta contra a fome no país. E um embaixador brasileiro na cooperação internacional pela segurança alimentar. O êxito do programa, que hoje destina mais de R$ 1 bilhão à compra de produtos gerados por 400 mil famílias de pequenos agricultores, apoia-se num leque de fatores que faziam parte do desenho original do Fome Zero.

por mmatos publicado 23/05/2013 00h00 Página

A escola da ponte e as fontes

“A educação é um meio. Não é só ir na escola aprender português e matemática e tirar boas notas. Educação é um conjunto de outras coisas, que vai além do tradicional. É preciso que ela se dê na realidade do aluno, que ele se veja aprendendo para a vida. E para o jovem ficar na roça, precisa de condições. Ele tem direito a computador como qualquer outro aluno da cidade, ele tem direito a lazer, ele tem direito a estudar mais, não só o primário. Ele precisa querer e gostar de ficar na roça e ter todas as condições para isso”.

por ehermogenes publicado 17/05/2013 00h00 Página

Coca-Cola, obesidade e publicidade infantil

Agências de notícias nacionais e internacionais e os principais veículos de comunicação do Brasil e do mundo informam nesta sexta-feira a decisão da Coca-Cola de não mais veicular propaganda voltada para crianças.

por ehermogenes publicado 10/05/2013 18h40 Página

Desafios da segurança alimentar no Brasil

Um novo modelo de produção de alimentos, baseado na agroecologia, sem o uso de sementes transgênicas, agrotóxicos e fertilizantes químicos, em pequenas propriedades familiares, e a regulação do abastecimento e distribuição são os maiores desafios para a segurança alimentar no Brasil.

por ehermogenes publicado 06/05/2013 14h50 Página

Protocolo Facultativo entra em vigor

No dia 5 de maio entrou em vigor o Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PF- PIDESC). Este Protocolo foi aprovado, por unanimidade, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, no dia 10 de dezembro de 2008.

por ehermogenes publicado 06/05/2013 14h30 Página

Os tomates e o 1º de maio

“Crise faz com que crianças passem fome na Grécia”, é a manchete do New York Times (29.04.13). Diz a matéria do jornal: “Como diretor de uma escola primária, Leonidas Nikas está vendo o que ele pensava que fosse impossível acontecer na Grécia: crianças procurando comida nas latas de lixo, jovens necessitados pedindo sobras de comida aos colegas e um menino de 11 anos, Pantelis Petrakis, com o corpo crispado pela fome. ‘Ele não tinha comido quase nada em casa’. Nikas consultou os pais de Pantelis, que disseram que não conseguem trabalho há meses. ‘Nem em meus sonhos mais loucos eu esperava ver a situação em que estamos. Hoje as famílias têm dificuldade não apenas para encontrar emprego, mas para sobreviver’, disse Nikas.”

por ehermogenes publicado 03/05/2013 00h00 Página

Os 30 anos de Agentes de Pastoral Negros

Como ninguém, ainda, encontrou o antídoto da “juventude eterna”, eu que tive uma infância doentia e cansei de ouvir aquela célebre afirmação que me perseguia “magro assim, esse menino não se cria!”; tive na minha infância uma falta de apetite que me fez tomar todos os remédios que os médicos e a sabedoria popular ensinavam para abrir o apetite: de “periatim” a “gemada de ovo”.

por ehermogenes publicado 30/04/2013 18h25 Página

Vai ficar aí no sofá?

A rápida e avassaladora escalada do excesso de peso e da obesidade e a deterioração da qualidade da alimentação da população brasileira não deixam dúvida: já temos uma situação de emergência instalada. Apenas para recordar, resultados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE de 2008/2009 mostraram que 12% das nossas meninas e 17% dos nossos meninos entre 5 e 9 anos são obesos. Se considerarmos o excesso de peso, 32% das meninas e 35% dos meninos estão nessa situação. Entre adolescentes, 6% das garotas estão obesas e 22% com excesso de peso. Dos garotos, 4% obesos e 19% com excesso de peso. E, se considerarmos toda a população, 75 milhões de pessoas estão com excesso de peso, e, dessas, quase 6 milhões são crianças entre 5 e 9 anos.

por ehermogenes publicado 19/04/2013 18h25 Página

Planapo, um plano à altura

“Vou compartilhar uma percepção. Essa política traz em si uma intenção muito forte de fazer a tão sonhada revolução, não com armas, mas no sentido de retomar rumos. Nós estamos pintando essa política. Aqui temos muitas cores, umas mais vermelhas, outras mais clarinhas. Nossa vantagem é nossa diversidade. Essa política traz uma possibilidade de recivilizar. Aí me perguntam: Zumbi, mas um Plano tem esse poder? Sim, recivilizar com base na criatividade do nosso povo brasileiro. A política de agroecologia e produção orgânica traz uma forma de melhorar não só nossa casa, mas restaurar o que é ser camponês. E revigorar um tipo de economia, a economia solidária com base em uma relação mais harmoniosa. O controle social sobre a Política e o Plano estabelece modos que se opõem às formas autoritárias de se impor. Por isso, são importantes práticas de participação que empoderem a população. O Plano abre uma janela para uma política diferente. A Política abre brechas para que a população participe e dê outro rumo. A Política está desafiada a fazer isso: uma relação harmoniosa com os bens e sua distribuição.”

por ehermogenes publicado 19/04/2013 18h20 Página

Insustentabilidade dos agrotóxicos

O Brasil é o campeão mundial no uso de agrotóxicos no cultivo de alimentos. Cerca de 20% dos pesticidas fabricados no mundo são despejados em nosso país. Um bilhão de litros ao ano: 5,2 litros por brasileiro!

por mmatos publicado 12/04/2013 00h00 Página

Sem medo de ser mulher

“Pra mudar a sociedade do jeito que a gente quer/ Participando sem medo de ser mulher”. Com o refrão desta música de Zé Pinto, muito conhecida nos movimentos sociais e pastorais populares, as mulheres do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) receberam a presidenta Dilma no seu 1º Encontro Nacional, em fevereiro, no Parque da Cidade em Brasília, com o lema: “Na sociedade que a gente quer, basta de violência contra a mulher”.

por ehermogenes publicado 18/03/2013 00h00 Página

Sem medo de ser mulher

“Pra mudar a sociedade do jeito que a gente quer/ Participando sem medo de ser mulher”. Com o refrão desta música de Zé Pinto, muito conhecida nos movimentos sociais e pastorais populares, as mulheres do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) receberam a presidenta Dilma no seu 1º Encontro Nacional, em fevereiro, no Parque da Cidade em Brasília, com o lema: “Na sociedade que a gente quer, basta de violência contra a mulher”.

por mmatos publicado 08/03/2013 00h00 Página

Sai o “merchandising”, mas propaganda infantil continua

Sexta-feira passada entrou em vigor a proibição de “merchandising” em programas infantis na televisão (“merchandising” é aquela propaganda indireta, quando um produto comercial é colocado em filmes, quadros e programas na TV). Segundo notícia veiculada pela Agência Brasil, a medida foi adotada pela Associação Brasileira de Anunciantes, “reconhecendo a necessidade de ampliar a proteção a públicos vulneráveis”.

por ehermogenes publicado 05/03/2013 18h15 Página
registrado em: ,