You are here: Home Imprensa Filme "Garapa" será exibido na Câmara dos Deputados
Document Actions

Filme "Garapa" será exibido na Câmara dos Deputados

O documentário "Garapa", do premiado cineasta José Padilha, será exibido na Câmara dos Deputados ainda neste mês, em data a ser confirmada. O requerimento 63/2009, que pedia a exibição, foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira (03), durante reunião da Comissão de Legislação Participativa.


A autora do pedido, deputada Emilia Fernandes (PT-RS), lembrou que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 920 milhões de pessoas sofrem de fome crônica no mundo, e o documentário a ser exibido trata justamente da questão da fome no Brasil, sob o ponto de vista de três famílias cearenses que convivem com o problema.


O deputado Eliene Lima (PP-MT), vice-presidente da comissão, elogiou a iniciativa da deputada e pediu para que o dia da exibição possa ser marcado em um momento em que todos os membros da comissão estejam presentes.


O filme chega no momento em que o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) lidera uma campanha nacional pela aprovação da PEC 047/2003, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), proposta que inclui o Direito Humano à Alimentação no artigo 6º da Constituição Federal (capítulo dos direitos sociais).


Garapa é mistura de água com açúcar, que muitas vezes é o único alimento de milhões de famílias pobres. Os dramas e flagelos de três dessas famílias brasileiras são mostrados neste documentário, que é um dos mais contundentes retratos da fome no país, uma denúncia social, mas também um convite à reflexão.


O filme marca a divulgação da Campanha "Alimentação: direito de todos", lançada pelo Consea, para incluir a alimentação entre os direitos sociais previstos na Constituição.


Serão convidados para a sessão, que será seguida de debate, o presidente do Consea, Renato S. Maluf, o ex- presidente do conselho, Chico Menezes, diretor do Instituto Brasileiro de Análises Econômicas (Ibase), e o diretor do filme, José Padilha. Emília Fernandes destacou ainda a importância da presença dos membros do Consea.


A deputada propôs que o filme seja exibido em conjunto com o Senado Federal, tendo em vista que o mesmo requerimento foi apresentado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Fonte: Assessoria de Comunicação do CONSEA