Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2018 > Maio > TV Câmara: “É possível produzir diferente”, afirma conselheiro

Notícias

TV Câmara: “É possível produzir diferente”, afirma conselheiro

publicado: 22/05/2018 11h15, última modificação: 22/05/2018 16h51

Representando o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), o conselheiro Lucas Prates esteve, nesta segunda-feira (21), no programa Participação Popular, da TV Câmara. O Consea foi convidado para debater o Projeto de Lei n° 6299/02 que modifica a concessão de registros de agrotóxicos no Brasil. O texto prevê, entre outras medidas, a liberação temporária de novos agrotóxicos no país antes que sejam avaliados eventuais impactos na saúde e no meio ambiente.

“Esse projeto de lei vai contra a questão da precaução que é uma ideia jurídica e ética universal, que é aplicada em muitos países”, afirmou Lucas Prates. O conselheiro apresentou dados que mostram que dos 50 agrotóxicos mais usados no país, 22 já foram banidos pela União Europeia.

Questionado se há outras formas de produzir sem utilizar essas substâncias, Lucas disse que “é possível produzir diferente”. “A agroecologia tem alimentado milhares e milhões de pessoas no Brasil e no mundo há muito tempo. Agroecologia, basicamente, é um conjunto de técnicas que nunca usa os agrotóxicos e procura respeitar o meio ambiente, as relações entre pessoas, as relações de consumo, entre outras questões. Não usa transgênicos, não usa agrotóxicos”, explicou ele.

Também participaram do programa o diretor-executivo da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), Fabrício Rosa, no estúdio; os deputados federais Alessandro Molon (PSB-RJ) e Sérgio Souza (PSD/MG), por telefone.

Clique aqui para assistir ao programa na íntegra

Fonte: Ascom/Consea