Câmara instala comissão para discutir redução do uso de agrotóxicos
Está prevista para esta terça-feira (22) na Câmara dos Deputados a instalação da comissão especial que analisará a criação da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pnara). O Projeto de Lei 6670/16 tem como objetivo implementar ações que contribuam para a redução progressiva do uso de agrotóxicos e ampliar a oferta de insumos de origens biológicas e naturais.
A instalação da comissão está marcada para as 16h, em plenário a definir. Na mesma reunião, serão eleitos o presidente e os vice-presidentes do colegiado.
Mobilização da sociedade civil
O Brasil é visto como mau exemplo por ser um território onde circulam em abundância produtos banidos ou de uso restrito em vários países, como o glifosato – herbicida associado ao desenvolvimento de desordens gastrointestinais, doenças cardíacas, depressão, autismo, infertilidade, câncer, mal de Alzheimer, mal de Parkinson, entre outras doenças. No ranking do uso de agrotóxicos, o Brasil é considerado campeão mundial, superando os Estados Unidos.
Diante das graves ameaças à saúde pública e do prejuízo provocado pelo uso dessas substâncias, que adoecem desde o trabalhador rural até o consumidor final, a sociedade civil defende a proibição de todos os agrotóxicos que foram banidos em outros países e que ainda são usados no Brasil.
Há uma forte mobilização para garantir a produção e comercialização de alimentos de forma sustentável, agroecológica, que respeite o ecossistema e preserve a saúde de cada ser humano.
Fonte: Ascom/Consea, com informações da Agência Câmara