Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2018 > Outubro > Sociedade civil apresenta agenda de eventos paralelos à reunião da ONU em Roma

Notícias

Sociedade civil apresenta agenda de eventos paralelos à reunião da ONU em Roma

publicado: 16/10/2018 10h07, última modificação: 22/10/2018 15h20

Diversos eventos relacionados à segurança alimentar e nutrição serão realizados nesta semana (de 15 a 19 de outubro), em Roma, em paralelo à 45ª Sessão Plenária do Comitê Mundial de Segurança Alimentar (CSA) da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Os eventos terão a participação de representantes do Mecanismo da Sociedade Civil (MSC) órgão do comitê que reúne entidades civis de todo o mundo.

Na segunda-feira (15), quando se comemora o décimo aniversário do Dia Internacional da Mulher Rural, um evento com foco nas trabalhadoras agrícolas tem a participação da secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores Agrícolas de Gujarate, uma das maiores entidades de trabalhadores agrícolas e alimentares da Índia; além de uma representante da recém-criada Rede de Mulheres Africanas Processadoras e Comerciantes de Pescado (Awfishnet, na sigla em inglês).

Este encontro está em consonância com o compromisso do CSA sobre os direitos da mulher, empoderamento feminino e igualdade de gênero. As mulheres que integram o Mecanismo da Sociedade Civil apresentam sua visão e elementos centrados nos desafios e violações que enfrentam, em especial as trabalhadoras agrícolas.

Observatório do Direito à Alimentação e Nutrição

Na terça-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, marcará o debate sobre o próximo processo de negociação das políticas do comitê sobre nutrição e diretrizes para sistemas alimentares, quando serão apontadas as perspectivas e expectativas dos pequenos produtores de alimentos, da sociedade civil e dos povos indígenas.

Serão abordados os impactos dos incentivos genéticos e a concentração empresarial no sistema agrícola e alimentar, além da alimentação na era digital, com o lançamento do Observatório do Direito à Alimentação e Nutrição 2018 sobre “Quando a Alimentação se torna Imaterial”.

Fonte: Consea com informações da FAO