Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2018 > Outubro > Presidenta do Consea participa de reunião anual do Comitê Mundial de Segurança Alimentar da ONU

Notícias

Presidenta do Consea participa de reunião anual do Comitê Mundial de Segurança Alimentar da ONU

publicado: 15/10/2018 17h35, última modificação: 16/10/2018 17h54
CSA/ Onu

CSA/ Onu

A presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine, participa a  partir dessa segunda-feira (15), em Roma, da 45ª Sessão Plenária do Comitê Mundial de Segurança Alimentar (CSA)  da Organização das Nações Unidas (ONU) . Essa é a plataforma internacional e intergovernamental inclusiva mais importante sobre segurança alimentar e nutrição em nível global.

O encontro, que vai até 19 de outubro, reúne representantes de todos os estados-membros da ONU, da sociedade civil, academia, setor privado, setor filantrópico e de centros internacionais de pesquisas, entre outros.

Nesta segunda-feira os participantes assistiram a uma apresentação do relatório oficial da ONU sobre o Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo (Sofi 2018) e o Estado Mundial da Agricultura e Alimentação (Sofa). De acordo com o presidente do CSA, Mario Arvelo, os dados revelam “tendências preocupantes” sobre o aumento da fome e desnutrição em todo o mundo, com o número de pessoas afetadas saltando de 804 milhões em 2016 para 821 milhões em 2017.

Dia Mundial da Alimentação

Na terça-feira (16), o CSA se junta à FAO na celebração de mais um aniversário da entidade e do Dia Mundial da Alimentação, alertando o mundo ainda não foi capaz de derrotar a fome. O tema do Dia Mundial da Alimentação é “Nossas Ações São Nosso Futuro”. Mario Arvelo disse acreditar, no entanto, que é possível alcançar a meta de Fome Zero em 2013.

O encontro prossegue na quarta-feira (17), abordando temas importantes, como o resultado de uma avaliação independente externa sobre o desempenho do CSA e como deve atuar no futuro. Um dos assuntos a serem debatidos é a construção de diretrizes voluntárias para a criação de sistemas de alimentação e nutrição. “Todo o trabalho do Comitê Mundial de Segurança Alimentar estará alinhado com os Objetivos do Milênio”, ressalta Arvelo.

O Guia de Diretrizes Voluntárias para a Realização Progressiva do Direito à Alimentação foi adotado pela FAO em 2004 e, na quinta-feira (18) os participantes do encontro debaterão acerca do desempenho nessa área. O Painel de alto Nível de Especialistas em Segurança Alimentar e Nutricional apresentará análises científicas e relatórios para embasar os trabalhos os trabalhos do CSA sobre combater a fome e a desnutrição.

Na sexta (18), a 45ª Sessão Plenária do Comitê Mundial de Segurança Alimentar (CSA) termina com dois eventos de compartilhamento de aprendizagens. Um deles será sobre sistemas alimentares de nutricionais e o outro, sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: Consea com informações do Comitê Mundial de Segurança Alimentar