Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2018 > Setembro > Fian lança relatório que analisa impactos ambientais na região do Matopiba

Notícias

Fian lança relatório que analisa impactos ambientais na região do Matopiba

publicado: 12/09/2018 09h32, última modificação: 12/09/2018 13h54

Foi lançado nesta terça-feira (11) o relatório “Os Custos Ambientais e Humanos do Negócio de Terras” durante a 1ª Capacitação Intercameral para Preservação da Terra e da Água do Cerrado Brasileiro, realizada pelo Ministério Público Federal em Brasília. O Relatório descreve e analisa os impactos ambientais e sobre os direitos humanos causados pela expansão do agronegócio e pela especulação de terras na região Norte/Nordeste do Brasil, conhecida como Matopiba, que engloba áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Um dos apontamentos do documento é o processo de transformação da terra em um bem financeiro que evidencia que as monoculturas de soja começaram a adentrar na região do Matopiba no início dos anos 2000 e estão se expandindo desde então. Fruto de duas missões de investigação realizadas pela Fian, Organização pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas, em setembro de 2017 e janeiro de 2018, a primeira missão documentou as consequências das apropriações de terras para as comunidades no Estado do Piauí e reuniu-se com autoridades do governo brasileiro.

Os resultados mostraram que a população local sofre com as graves consequências do desmatamento, da perda da biodiversidade e da contaminação generalizada do solo, da água e do gado por agrotóxicos. A segunda missão ocorreu na Europa e concentrou-se no envolvimento de fundos de pensão da Holanda, Alemanha e Suécia na expansão do agronegócio e nas apropriações de terras na região.

Clique aqui para acessar o relatório

Fonte: Ascom/Consea com informações da Fian Brasil.