Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2018 > Setembro > FAO seleciona artigo sobre segurança alimentar de índios Sagi-Trabanda

Notícias

FAO seleciona artigo sobre segurança alimentar de índios Sagi-Trabanda

publicado: 18/09/2018 10h21, última modificação: 18/09/2018 10h21

O artigo “Povos Indígenas e Direitos Sociais: Análise do Direito Humano à Alimentação Adequada dos índios potiguaras de Sagi-Trabanda no Rio Grande do Norte” foi um dos três temas selecionados para o “Premio a la investigación en innovación de políticas públicas en Seguridad Alimentaria y Nutricional”, na categoria Artigo Publicado. O prêmio é uma realização da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO).

O artigo sobre a comunidade indígena Sagi-Trabanda é de autoria do presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Norte (Consea/RN), Jean Pierre T. Câmara, juntamente com as professoras Dinara Leslye Macedo, Nila Patrícia Freire, Clélia de Oliveira Lyra e Amanda Patrícia Gomes da Silva.

O trabalho aborda os direitos sociais dos povos indígenas remanescentes no Rio Grande do Norte, a partir de um estudo junto à comunidade indígena Sagi-Trabanda, com contribuições tanto no campo científico como aplicado, ao oferecer um diagnóstico sobre a situação de insegurança alimentar desses povos tradicionais e seu diálogo necessário com o poder público na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

Prêmio

O “Premio a la investigación en innovación de políticas públicas en Seguridad Alimentaria y Nutricional” é realizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e pelo Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO).

Os vencedores de cada categoria do prêmio participarão da 8ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais (FAO/CLACSO) em Buenos Aires, em novembro de 2018, onde apresentarão seus trabalhos.

Os artigos vencedores serão divulgados em publicação da “Food and Agriculture Organization of the United Nations”, para apoiar os países da América Latina e do Caribe a elaborar e implementar melhores políticas públicas sobre segurança alimentar e nutricional.

Fonte: Ascom/Consea