Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2018 > Setembro > “O acesso aos alimentos é um acesso monetarizado”, diz pesquisador

Notícias

“O acesso aos alimentos é um acesso monetarizado”, diz pesquisador

publicado: 13/09/2018 14h37, última modificação: 13/09/2018 14h37

“No mundo em que a gente vive, especialmente na realidade brasileira, um país urbanizado, o acesso à produção de alimentos é quase impossível. As pessoas não produzem os alimentos que elas comem. O acesso aos alimentos é um acesso monetarizado. Mesmo no campo, a maior parte dos alimentos é um acesso monetarizado”.

A avaliação é do geógrafo José Raimundo Ribeiro, ao explicar a relação entre a fome e a extrema pobreza no Brasil, em entrevista publicada no site Agência de Jornalismo Investigativo. 

O pesquisador critica o conceito de “insegurança alimentar”, a que chama de “eufemismo para não falar de fome”. Em 2015, José Raimundo publicou tese de mestrado sobre o tema “Alienação das práticas alimentares e urbanização: uma análise da alimentação da classe trabalhadora em São Paulo”. Na pesquisa, o geógrafo investigou como a fome se realizada na vida das pessoas em São Paulo. “A gente não precisa buscar no sertão nordestino a imagem do faminto”, diz ele.

Clique aqui para ler a entrevista com José Raimundo Ribeiro.

Fonte: Ascom/Consea e site Agência de Jornalismo Investigativo