Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2018 > Agosto > Consea envia carta a presidenciáveis

Notícias

Consea envia carta a presidenciáveis

publicado: 29/08/2018 16h18, última modificação: 31/08/2018 16h52

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) enviou nesta segunda-feira (27) a Carta Política e o Relatório Final do Encontro 5ª+2 aos presidenciáveis e seus coordenadores de programa de governo. O documento destaca a importância em avançar na implementação de políticas públicas para a garantia do Direito Humano à Alimentação adequada .

“A Carta e o Relatório Final do Encontro expressam, com profunda legitimidade, as vozes dos sujeitos de direito que defendem a agenda pública da Segurança Alimentar e Nutricional e que lutam pela construção de um país sem fome, sem miséria e com maior equidade e justiça social. Estes são os mesmos sujeitos políticos que lutam por um sistema alimentar saudável que produza 'comida de verdade' e que valorize a agricultura familiar e camponesa, a agricultura urbana, a agroecologia, a proteção da sociobiodiversidade, que respeite os direitos dos povos indígenas e povos e comunidades tradicionais, e que garanta alimentos adequados e saudáveis para toda a população brasileira”, diz o ofício de encaminhamento dos documentos.

Encontro 5ª+2

O Encontro Nacional 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional+2 (5ª CNSAN+2) realizou o balanço da implementação das proposições da 5ª Conferência Nacional, dois anos após a sua realização, bem como o monitoramento do 2º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan 2016-2019) e no processo de adesão e implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

A 5ª+2 foi realizada pelo Consea, em parceria com a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), e contou com a participação de 368 pessoas, entre conselheiras e conselheiros nacionais, representantes da sociedade civil e governo escolhidas(os) nos encontros preparatórios estaduais e do Distrito Federal, convidadas e convidados.

Vários Conseas estaduais estão entregando documentos similares e o Consea estimula que todas/os as/os defensores da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, conselheiras/os nacionais, estaduais e municipais entreguem a Carta e o Relatório final às/aos candidatas/os  aos governos estaduais, assembleias e Congresso Nacional. É fundamental ampliarmos o conhecimento e apoio dos próximos ocupantes dos cargos executivos e legislativos da agenda de SAN

Clique aqui e acesse o relatório final

Clique aqui para ler a Carta Política do Encontro 5ª+2.

Fonte: Ascom/Consea