Publicações estimulam a alimentação saudável em creches e escolas
O Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), elaborou uma série de materiais para apoiar gestores e profissionais da saúde e da educação no planejamento, na organização e na implementação das ações de promoção da alimentação adequada e saudável nas creches e nas escolas.
Os professores e profissionais de saúde têm papel fundamental em promover educação alimentar. São atores com potencial para despertar o interesse e a participação dos educandos e de toda a comunidade escolar, além de promover a construção coletiva do conhecimento.
Um dos livretos contém orientações para ações a serem desenvolvidas ou aprimoradas pela creche, com destaque para o apoio ao aleitamento materno e para a introdução da alimentação complementar adequada e saudável.
O segundo livreto é um material educativo destinado aos professores e aos profissionais da saúde do Programa Saúde na Escola (PSE), cujo objetivo é subsidiar a discussão sobre hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar, estabelecendo relações com diferentes aspectos dos parâmetros curriculares e valorizando a transversalidade do tema alimentação. O terceiro material é voltado para educação infantil.
Para acessar as publicações, clique nos links abaixo:
A creche como promotora da amamentação e da alimentação adequada e saudável - Livreto para gestores
Caderno de Atividades - Promoção da Alimentação Adequada e Saudável - Ensino Fundamental I
Caderno de Atividades - Promoção da Alimentação Adequada e Saudável - Educação Infantil
Fonte: Ministério da Saúde/Departamento de Atenção Básica