Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2018 > Abril > Metodologia de monitoramento de ambientes alimentares é apresentada em Brasília

Notícias

Metodologia de monitoramento de ambientes alimentares é apresentada em Brasília

publicado: 18/04/2018 17h46, última modificação: 18/04/2018 17h50
Imagem: Francicarlos Diniz/Consea O painel foi coordenado por Ana Paula Bortoletto, líder do Programa de Alimentação Saudável do Idec e conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

O painel foi coordenado por Ana Paula Bortoletto, líder do Programa de Alimentação Saudável do Idec e conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Monitorar os ambientes alimentares para subsidiar as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional em vários países. Esse é o objetivo da Rede Internacional para Monitoramento de Ambientes Alimentares (Informas). A rede já está presente em 35 países, que utilizam metodologia padronizada para coleta de dados sobre rotulagem, publicidade e política de preços de alimentos, entre outras informações.

A metodologia da rede Informas, criada em 2012, foi apresentada nesta quarta-feira (18), em Brasília, pelo professor Boyd Swinburn, da Universidade de Auckland (Nova Zelândia), durante o 25º Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran). No Brasil, a metodologia já está sendo aplicada pelo Instituto de Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em trabalho conjunto com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), da Universidade de São Paulo (USP)

Segundo Swinburn, a metodologia pode ser utilizada em qualquer país. “A diversidade de nações que utilizarem a metodologia permitirá uma maior riqueza do banco de dados da rede. Na Nova Zelândia, por exemplo, temos muitas informações sobre doenças coronárias, mas não sobre obesidade ou desnutrição. Nossa expectativa é contar, nos próximos dois anos, com mais de 100 países trocando informações sobre ambientes alimentares”, afirmou o coordenador mundial da Rede Informas.

O painel foi coordenado por Ana Paula Bortoletto, líder do Programa de Alimentação Saudável do Idec e conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), e teve a participação da nutricionista e pesquisadora do Idec Laís Amaral, do professor Rafael Claro, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e de Aline Mariath, pesquisadora da USP. O evento contou com a presença da presidenta do Consea, Elisabetta Recine, e da conselheira Inês Rugani.

Conbran 2018

Realizado de 18 a 21 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o 25º Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran) tem a participação de mais de 4 mil nutricionistas, estudantes, pesquisadores e outros profissionais da Saúde.

Paralelamente ao evento, ocorrerão o 5º Simpósio Ibero-Americano de Nutrição Esportiva, o 4º Simpósio Ibero-americano de Nutrição em Produção de Refeições e o 4º Simpósio Ibero-Americano de Nutrição

Reportagem: Francicarlos Diniz

Fonte: Ascom/Consea