Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2017 > Setembro > Seminário aborda desperdício de alimentos como conflito da modernidade

Notícias

Seminário aborda desperdício de alimentos como conflito da modernidade

publicado: 22/09/2017 14h59, última modificação: 22/09/2017 14h59

“Desperdício de alimento e desafios nutricionais: conflitos da modernidade”. Este é o tema de um seminário que o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santos (SP) realiza nos próximos dias 25 e 26 de outubro.

“Atendendo ao caráter educativo do Programa Mesa Brasil, o seminário tem a proposta de contribuir para uma reflexão sobre as perspectivas na produção de alimentos e sobre a necessidade de transformação do panorama atual, com o envolvimento de toda a sociedade no combate ao desperdício de alimentos”, diz o comunicado do evento.

Segundo a organização do encontro, “cerca de 30% de tudo que é produzido no mundo é desperdiçado e perdido antes de chegar à mesa do consumidor, promovendo um elevado nível de insegurança alimentar”. Além disso, “essas perdas geram implicações que vão além da questão social e de segurança alimentar, promovem impactos econômicos e ambientais”.

A primeira conferência será realizada pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Walter Belik, sob o tema “O sistema alimentar e sua influência no ciclo do desperdício de alimentos”.

Ainda no primeiro dia ocorre a mesa redonda “Fome e obesidade: os desafios nutricionais da modernidade”, que terá como uma das debatedoras a conselheira Daniela Frozi, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), integrante da Rede Brasileira de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional.

No segundo e último dia será realizada a conferência “Comer é um ato político”, que será conduzida por Juliana Casemiro, professora do Departamento de Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e integrante do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN).

Clique aqui para obter informações e a programação completa do seminário 

Fonte: Ascom/Consea