Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2017 > Novembro > Ex-presidente aborda princípios do recém-criado coletivo de pesquisadores

Notícias

Ex-presidente aborda princípios do recém-criado coletivo de pesquisadores

publicado: 16/11/2017 15h59, última modificação: 16/11/2017 17h51

O ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato S. Maluf, em artigo veiculado na internet, abordou a criação da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, ocorrida na semana passada, em encontro em Curitiba (PR).

Segundo ele, a “iniciativa é voltada para promover as pesquisas acadêmicas do campo da alimentação e nutrição, agricultura e das ciências sociais e humanas, que adotam uma perspectiva intersetorial, portanto interdisciplinar, dedicam especial atenção às políticas públicas, dialogam com as organizações e os movimentos sociais e reconhecem diferentes modos de produção de conhecimento”.

A concepção de pesquisa adotada pela rede, segundo ele, está expressa em princípios como conhecimento acadêmico interdisciplinar e multiprofissional, respeitando as diversas formas de geração de conhecimento e a diversidade metodológica; pesquisa cidadã comprometida com a superação da fome e a promoção da soberania e da segurança alimentar e nutricional.

O coletivo terá também como princípios a independência e a autonomia em relação a governos, partidos políticos, organismos nacionais e internacionais e interesses privados; o compromisso permanente com a redução das desigualdades e a promoção da equidade de gênero, étnico-racial e geracional; a defesa da alimentação adequada e saudável e a geração de conhecimento que contribua com as políticas públicas e posicionamento no cenário nacional e internacional.

Já entre as diretrizes de ação, ele listou a cooperação entre pesquisadores nacionais e internacionais; a diversidade metodológica; as características multi, inter e trans-disciplinar; o conhecimento voltado para novas formas de ensino e extensão; a troca de saberes com organizações, movimentos e grupos sociais; a diversidade profissional, institucional, regional, de gênero, geracional, cultural e étnico-racial; as estratégias de divulgação da produção científica e disseminação de conhecimento no âmbito acadêmico e na sociedade; a interação entre conhecimento, política e ação; e, por fim, ações, financiamento e parcerias livres de conflito de interesses.

O artigo do ex-presidente do Consea foi publicado no site do Fórum Brasileiro Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN). Já a rede foi instituída no 3º Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, evento que reuniu cerca de 450 pessoas entre os dias 8 e 10 de novembro em Curitiba (PR).

Clique aqui para ler a íntegra do artigo.

Fonte: Ascom/Consea