Notícias
Saiba o que são alimentos saudáveis ou minimamente processados

Alimentos saudáveis, ou in natura, são os que vêm diretamente de plantas ou animais para consumo sem sofrer qualquer alteração após deixarem a natureza, como folhas e frutos ou ovos e leite. Já os minimamente processados são submetidos a alterações mínimas, como arroz e farinhas integrais. Imagem: Blog da Saúde
Com o crescimento da obesidade no mundo, de acordo com dados de diversas pesquisas, o debate sobre a segurança alimentar e o acesso à alimentação saudável ganhou importância e, cada vez mais, as pessoas se perguntam sobre o que devem e o que não devem comer. Na última semana, durante o Encontro Regional para Enfrentamento da Obesidade Infantil, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) reiterou as recomendações neste sentido. (Confira aqui as apresentações feitas pelos participantes do evento).
A organização lembrou que a base da alimentação, tanto de crianças quanto de adultos, deve ser feita à base de alimentos in natura e minimamente processados. Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza, como folhas e frutos ou ovos e leite.
Já os alimentos minimamente processados são aqueles que foram submetidos a alterações mínimas, a exemplo dos grãos secos polidos ou moídos na forma de farinhas, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado.
Quanto aos alimentos processados (queijo, pães, geleias, frutas em calda), esclareceu que são produtos relativamente simples, fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário como óleo, a um alimento in natura ou minimamente processado. “Devem ser consumidos em pequenas quantidades e como ingredientes ou parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados”, recomenda a Opas/OMS.
De acordo com a entidade, outra prática essencial é evitar os alimentos ultraprocessados, que estão fortemente associados a sobrepeso, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Entre eles, estão vários tipos de biscoitos, sorvetes, misturas para bolo, barras de cereal, sopas, macarrão e temperos “instantâneos”, salgadinhos “de pacote”, refrescos e refrigerantes, iogurtes e bebidas lácteas adoçadas e aromatizadas.
Fonte: Ascom/Consea