Notícias
Morre aos 88 anos Dom Marcelo Pinto Carvalheira, um combatente da fome
O Conselho de Segurança alimentar e Nutricional (Consea) lamenta o falecimento do arcebispo emérito da Paraíba, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, de 88 anos, ocorrida no último sábado (25/3), em Recife (PE). Dom Marcelo foi um batalhador importante no combate à fome e à insegurança alimentar no Brasil.
O religioso foi o primeiro bispo da Diocese de Guarabira (PB). Tendo sido ordenado sacerdote em Roma, em 1953, foi nomeado bispo auxiliar da Paraíba em outubro de 1975, e ordenado bispo aos 47 anos em 1975. Por ocasião do seu falecimento, o sociólogo Renato Carvalheira do Nascimento, sobrinho de Dom Marcelo, relembra um pouco da trajetória do arcebispo.
“No dia 29 de outubro de 1975, o jovem padre Marcelo Pinto Carvalheira foi nomeado pelo Papa Paulo VI como bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, ficando sob sua responsabilidade a organização de uma nova diocese no Brejo paraibano. No mesmo ano, em dezembro, foi ordenado bispo aos 47 anos pelas mãos de Dom Hélder Câmara, Dom Aloísio Lorscheider e Dom José Maria Pires”, lembra ele.
Na Paraíba Dom Marcelo tem entre suas diversas ações uma defesa marcante na questão agrária, defendendo os pequenos agricultores e apoiando sobremaneira a agricultura familiar – e mesmo a de subsistência.
Confira aqui a íntegra do artigo do sociólogo Renato Carvalheira do Nascimento.
Mais informações sobre Dom Marcelo aqui.
Fonte: Ascom/Consea