Notícias
Oficina Regional Sisan: 58,4% dos adultos do Sudeste estão acima do peso
Um dos grandes desafios atuais dos governos e da sociedade é como reduzir os índices de sobrepeso e obesidade que atingem a população brasileira de modo geral. No Sudeste, 58,4% da população adulta está acima do peso, enquanto esse índice, em âmbito nacional, é de 56,9%.
O dado foi apresentado pela diretora do Departamento de Gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), Patrícia Gentil, na manhã desta quinta-feira (29), em São Paulo, durante a Oficina Regional do Sisan para a região Sudeste.
Em apresentação que abordou o processo de construção do Sisan, em paralelo à criação das principais ações de segurança alimentar e nutricional, ela disse que, hoje, 70% das doenças no Brasil são causadas pela má-alimentação. “De cada três crianças de 5 a 9 anos, uma está com excesso de peso; de cada cinco adolescentes, um está na mesma situação; e de cada dois adultos, um está acima do peso”, revelou ela.
O Sisan foi instituído em 2006 com a finalidade de assegurar o direito humano à alimentação adequada (DHAA). Desde a criação, avanços legais e institucionais têm garantido a sua construção como estrutura responsável pela implementação e gestão participativa da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Entre os objetivos da oficina estão o compartilhamento de experiências de mobilização social e de formulação de políticas públicas em segurança alimentar e nutricional; a promoção e a atualização dos atores sobre temas relevantes à consolidação do sistema; a valorização de iniciativas e o estímulo de ações nos estados e municípios.
As oficinas regionais do Sisan ocorrerão nas cinco regiões do Brasil. Os encontros serão promovidos em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Manaus (AM) e Campo Grande (MS).
Fonte: Ascom/Consea