Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2017 > Junho > Consea-BA divulga nota pública sobre situação de indígenas Kariri Xocó

Notícias

Consea-BA divulga nota pública sobre situação de indígenas Kariri Xocó

publicado: 02/06/2017 14h40, última modificação: 18/09/2017 10h35

No último dia 25 de maio, o juiz federal João Paulo Pirôpo de Abreu, concedeu a uma construtora a reintegração de posse de uma área reivindicada pelos indígenas Kariri Xocó na localidade conhecida como Cachoeira dos Veados, ao lado da Ponte Metálica da BR-423, na região de Paulo Afonso-BA.

O Conselho Estadual de Segurança alimentar e Nutricional da Bahia (Consea) divulgou nota pública nesta quinta-feira (1º) em solidariedade aos indígenas. “Neste local, considerado sagrado, o povo Kariri Xocó reestruturou sua aldeia e começou a produzir os alimentos para sua sobrevivência com dignidade”, afirma a nota.

Segundo o Consea-BA, “o juiz considerou apenas a suposta propriedade do bem, mesmo reconhecendo nos autos que a terra ocupada pelos Kariri Xocó é da União”. Ainda de acordo com a nota, “a ação da Polícia Rodoviária Federal durou cerca de 12 horas e foi marcada pela violência, com policiais fortemente armados, utilização de retroescavadeiras, tratores, inclusive destruindo a Aldeia com um incêndio que aterrorizou crianças, idosos, mulheres grávidas e todos indígenas presentes no local”.

Clique aqui para ler a nota na íntegra.

Fonte: Consea-BA