Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2017 > Janeiro > Regra para rotulagem de produtos com lactose deve sair no início de 2017, diz Anvisa

Notícias

Regra para rotulagem de produtos com lactose deve sair no início de 2017, diz Anvisa

publicado: 03/01/2017 16h51, última modificação: 18/09/2017 09h34
Anvisa está consolidando as contribuições recebidas por meio de consultas públicas em 2016 para regulamentar regras de rotulagem sobre presença e quantidade de lactose nos produtos. Imagem: RedeNutri

Anvisa está consolidando as contribuições recebidas por meio de consultas públicas em 2016 para regulamentar regras de rotulagem sobre presença e quantidade de lactose nos produtos. Imagem: RedeNutri

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que iniciou o processo de regulamentação das regras para declaração da presença e da quantidade de lactose nos rótulos logo após a publicação da Lei 13.305/2016, no último dia 5 de julho, que trata da rotulagem de alimentos que contenham lactose.

O processo de regulamentação teve início quando foi publicado o Despacho de Iniciativa 87, de 25 de agosto de 2016, sinalizando o começo do processo de regulamentação em regime comum, sob relatoria do diretor Fernando Mendes Garcia Neto.

Etapas da regulamentação

Atualmente, a equipe da Gerência-Geral de Alimentos da Anvisa está em fase final da consolidação das contribuições recebidas durante à etapa de participação social: as consultas públicas 255/2016 e 256/2016.

No que diz respeito à CP 255/2016, foram recebidas 93 fichas de contribuição, com mais de 260 propostas de alteração da minuta de RDC. Em relação à CP 256/2016 foram preenchidas 50 fichas de contribuição, contendo mais de 150 sugestões de modificação da proposta.

“Durante a consolidação das contribuições recebidas, a área técnica de Alimentos da Anvisa identificou a necessidade de obter maiores subsídios sobre o impacto das propostas e está consultando demais atores envolvidos com o tema, a fim de auxiliar a Diretoria Colegiada na deliberação das alternativas disponíveis”, informou a agência.

Os próximos passos são: conclusão das minutas de resolução e do relatório de análise de contribuições às consultas públicas, avaliação jurídica e deliberação pela Diretoria Colegiada (Dicol). A expectativa é que o tema seja pautado nas reuniões da Dicol da segunda quinzena de janeiro.

Vigência

A Lei 13.305/2016 entrou em vigor no dia 1º de janeiro. Considerando seu caráter de norma de eficácia limitada, devido à necessidade expressa de regulamentação pela Anvisa para a sua fiel execução, a agência recomenda que “a sociedade aguarde a conclusão deste processo, para se conhecer com exatidão as regras a serem observadas”.  

Fonte: Ascom/Consea com informações da Anvisa