Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2017 > Janeiro > Saúde lança publicações com opções práticas para enfrentar problemas de nutrição infantil

Notícias

Saúde lança publicações com opções práticas para enfrentar problemas de nutrição infantil

publicado: 05/01/2017 09h30, última modificação: 18/09/2017 09h34
Ações voltadas à alimentação e nutrição podem apresentar benefícios às crianças, elevando suas chances de pleno desenvolvimento, especialmente o cognitivo. Imagem: Elza Fiúza/ABr

Ações voltadas à alimentação e nutrição podem apresentar benefícios às crianças, elevando suas chances de pleno desenvolvimento, especialmente o cognitivo. Imagem: Elza Fiúza/ABr

Ações voltadas à alimentação e nutrição podem apresentar benefícios às crianças, elevando suas chances de pleno desenvolvimento, especialmente o cognitivo. Esse é um dos temas de uma coletânea de 11 livros, lançada pelo Ministério da Saúde, que abordam a prática clínica, gestão dos serviços e sistemas de saúde e formulação de políticas públicas, em linguagem dirigida aos gestores públicos do país.

Cada volume das Sínteses de Evidências para Políticas de Saúde inclui a descrição de um problema nesta área, as opções viáveis para resolver tal problema e estratégias para a implementação dessas opções. No caso da Síntese Promovendo o Desenvolvimento na Primeira Infância, destacaram-se, na busca de evidências duas estratégias nesse eixo de atuação: a promoção do aleitamento materno e ações integradas de nutrição- suplementação e estimulação e educação alimentar.

Outros temas

A coletânea aborda temas como falciforme; tuberculose entre população em situação de rua; hipertensão; cardiopatias congênitas; controle do diabetes; mortalidade perinatal. Os livros são resultados da primeira chamada pública da Rede para Políticas Informadas por Evidências (Evidence-Informed Policy Network) – EVIPNet Brasil, que ocorreu em 2014. Uma segunda chamada será realizada em 2017 em projetos de políticas informadas por evidências.

No edital de 2014 foram disponibilizados R$ 400 mil para projetos que contribuíssem para o fortalecimento do SUS e a integração entre a pesquisa e a tomada de decisão em saúde. Ao todo, foram selecionados dez grupos de trabalho. Entre os temas em destaque: melhorando o cuidado de adolescentes com doença falciforme; adesão ao tratamento de tuberculose pela população em situação de rua e promovendo o desenvolvimento na primeira infância.

Para 2017, o segundo edital prevê R$ 500 mil para elaboração de sínteses que contribuam para a implementação e monitoramento de políticas nos diferentes níveis da organização pública de saúde. As inscrições estarão disponíveis na internet de 23 de janeiro a 24 de fevereiro.

O edital está disponível em brasil.evipnet.org.

A Rede para Políticas Informadas por Evidências (Evidence- Informed Policy Network – EVIPNet) é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em conjunto com representações regionais e Ministérios da Saúde dos países-membros. No Brasil, a rede é articulada pela Coordenação-Geral de Gestão do Conhecimento do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde. Segundo a pasta, o Brasil é, atualmente, o país que mais produz sínteses informadas por evidências no mundo dentro da rede.

Fonte: Ascom/Consea com informações do Ministério da Saúde