Notícias
“Guia mostra o que é comida de verdade e o que é comida de mentira”
A chefe de cozinha e apresentadora de TV, Rita Lobo, disse nesta sexta-feira que as pessoas precisam estar bem informadas sobre aquilo que é alimento saudável e aquilo que não. “O Guia [Alimentar Para a População Brasileira, publicação do Ministério da Saúde] mostra de forma cristalina o que é comida de verdade e comida de mentira”, disse ela.
A declaração foi dada em ato de lançamento do Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe, relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A publicação foi lançada nesta sexta-feira (27/01), em Brasília.
De acordo com o Guia Alimentar, alimentação saudável é aquela feita com produtos naturais ou feitos com pouco processamento. Segundo o guia, as pessoas devem evitar comer produtos alimentícios ultraprocessados.
Rita Lobo, que apresenta o Programa Cozinha Prática no canal GNT disse que as pessoas acham que alimentação saudável é dieta. “Tem muita gente que acha que alimentação saudável é dieta, mas dieta é restrição alimentar, enquanto a alimentação saudável é a diversidade”.
O ato de lançamento contou com a presença do representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, e do representante da Opas, Joaquim Molina.Também participaram representantes do Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Casian) e Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Casian).
A secretária executiva do Consea, Marília Leão, falando sobre alimentação saudável, destacou o conceito de “comida de verdade”, construído no conselho, inclusive como lema da última conferência nacional. “O Consea, como espaço de escuta das vozes da sociedade civil, há muito tempo vem trabalhando o conceito de comida de verdade, que foi o lema escolhido para a 5ª Conferência Nacional”, enfatizou ela.
Dados do Relatório
Mais da metade da população adulta do Brasil está com sobrepeso. Já a obesidade atinge cerca de 20% desse público. Estes são alguns dados do Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe. Segundo o documento, com base em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o sobrepeso em adultos passou de 51,1% em 2010, para 54,1% em 2014.
A tendência de aumento também foi registrada na avaliação nacional da obesidade. Em 2010, 17,8% da população era obesa; em 2014, o índice chegou aos 20%. “Estes dados acendem um alerta para a sociedade e o governo”, disse o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic. “Ao mesmo tempo que o Brasil conseguiu superar a fome – alcançando níveis inferiores a 5% desde 2014, quando o país saiu do mapa da fome da ONU -, por outro lado, vem aumentando nos últimos anos os índices de sobrepeso e obesidade”.
O relatório Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe destaca iniciativas adotadas pelo governo brasileiro para promover a alimentação saudável e alertar a população para os riscos da má-alimentação. Um dos destaques é a criação de legislações que regulam a comercialização e a publicidade de alimentos para lactantes e crianças, além de outros alimentos voltados à primeira infância.
Fonte: Ascom/Consea, com informações da Ascom/FAO