Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2017 > Agosto > Estão disponíveis as apresentações da Oficina do Sisan no Sul

Notícias

Estão disponíveis as apresentações da Oficina do Sisan no Sul

publicado: 28/08/2017 15h41, última modificação: 05/09/2017 18h23

No início do mês foi realizada em Porto Alegre (RS) a Oficina Regional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), reunindo os três estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Nove das exposições apresentadas no encontro já estão disponíveis na página da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) na Internet.

As apresentações abordam a situação do Sisan, com seus desafios e perspectivas no âmbito regional; os desafios e estratégias da educação alimentar e nutricional para promover a alimentação adequada e saudável; a integração entre Sisan e Suas [Sistema Único de Assistência Social].

Também foram feitas – e estão disponíveis – apresentações relacionadas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e inclusão produtiva rural, entre outras.

Já foram realizadas, até o momento, duas oficinas. A primeira foi em São Paulo, para os estados do Sudeste, nos dias 29 e 30 de junho. A segunda foi em Porto Alegre, dias 3 e 4 de agosto, para os estados do Sul. A próxima será a do Nordeste, a ser realizada no Recife (PE), na quinta e sexta-feira (31/08 e 01/09).

As outras duas oficinas serão realizadas em Manaus (AM), reunindo os estados do Norte, *nos dias 14 e 15 de setembro; e em Campo Grande (MS), dias 28 e 29 de setembro, contemplando o Cento-Oeste.

(*Nota: após a divulgação desta matéria, houve alteração da data da Oficina Regional do Sisan na Região Norte, que foi adiada de 14 e 15 de setembro para 26 e 27 de outubro de 2017, em Manaus.)

Entre os objetivos das oficinas estão o compartilhamento de experiências de mobilização social e de formulação de políticas públicas em segurança alimentar e nutricional; a promoção e a atualização sobre temas relevantes à consolidação do sistema; a valorização de iniciativas e o estímulo de ações nos estados e municípios.

Esses encontros também buscam reforçar as competências dos componentes do Sisan e das três esferas de governo; o estímulo à elaboração e o monitoramento de planos estaduais; e o fortalecimento de agendas intersetoriais, como a promoção da alimentação saudável, as estratégias locais para a redução da insegurança alimentar e nutricional, a articulação entre diferentes sistemas na intersetorialidade do Sisan e o fortalecimento da agricultura familiar.

Entre os participantes estão gestores federais, municipais e estaduais, membros da sociedade civil e integrantes de conselhos estaduais de segurança alimentar e nutricional.

Os encontros são promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), com apoio da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Nos estados anfitriões, as oficinas são apoiadas pelo Consea e pela Caisan local.

 Clique aqui para a página das Oficinas do Sisan.

 Fonte: Ascom/Consea