Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2015 > Setembro > Tocantins realiza 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Notícias

Tocantins realiza 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

publicado: 02/09/2015 13h48, última modificação: 04/09/2017 10h45

Tocantins realiza nesta quinta e sexta-feira sua 4ª Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional, com a abertura sendo realizada no Auditório do Palácio Araguaia, na quinta-feira, a partir das 8 horas. O evento tem como lema a “Comida de Verdade no Campo e na Cidade: Por Direitos e Soberania Alimentar”.

São esperados cerca de 500 participantes, entre delegados e convidados. De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-TO), Iramar Cardoso, o ato de abertura terá a posse dos novos membros da Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar (Caisan-TO) e a assinatura do termo de adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) pelos municípios do Estado.

Ainda na quinta-feira, a partir das 13h30, o evento tem como sede o Auditório Cuíca, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). “O Brasil saiu do mapa da fome, mas hoje nossa preocupação se volta para a qualidade da alimentação da nossa população”, diz o presidente Iramar Cardoso. “Precisamos produzir alimentos de verdade sem tantos agrotóxicos e com mais qualidade nutricional. Tudo isso envolve investimento em uma agricultura familiar e agroecológica”, afirmou.

Outro foco da conferência é o fortalecimento do Sisan, um sistema que, a exemplo da Saúde e Assistência Social, visa universalizar o direito à alimentação adequada e estabelecer as responsabilidades dos governos nacional, estadual e municipais nesse processo.

Na etapa estadual todos os delegados eleitos nas 96 conferências municipais terão oportunidade de apresentar as propostas debatidas localmente e conhecer a realidade das diferentes regiões do estado. Ao final dos debates e momentos de votação das proposições, será construído um documento único para ser levado à Conferência Nacional, que acontece em Brasília de 3 a 6 de novembro. Ao todo serão eleitos 40 delegados tocantinenses para representar o estado.

Fonte: Ascom/Consea