Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2015 > Julho > Pesquisa sobre segurança alimentar e nutricional começa em agosto

Notícias

Pesquisa sobre segurança alimentar e nutricional começa em agosto

publicado: 27/07/2015 16h03, última modificação: 04/09/2017 15h50

Quantas feiras livres existem no Brasil? Ou quantos conselhos de segurança alimentar e nutricional há em cada estado? Estas e outras informações serão pesquisadas junto às prefeituras ruas e catalogadas na pesquisa Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional (MapaSAN).  

Desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o levantamento chega agora à segunda edição. As prefeituras começarão a responder ao questionário agora em agosto.


“Com base nesta pesquisa, vamos melhorar a política pública para os municípios”, diz o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos. “O estudo é um suporte para os governos federal e estaduais identificarem os desafios, por isso a participação dos municípios é importante”, completa ele.

O MapaSAN mostra também a situação da implantação de políticas e ações que garantem o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). No ano passado, 1.628 municípios - além de 23 estados e o Distrito Federal - participaram da pesquisa. A expectativa é de que a participação dos municípios dobre este ano. 

Na primeira pesquisa, a quantidade de feiras livres e agroecológicas nos municípios foi o dado que mais chamou a atenção. Ao todo foram identificadas 5.119 feiras livres em 1.176 municípios, a maioria delas (83%) com periodicidade semanal, além de 1.331 feiras agroecológicas ou com produção orgânica em 624 municípios.

Mais informações podem ser solicitadas pelo endereço eletrônico  mapasan@mds.gov.br ou pelo telefone 0800-707-2003. 

Fonte: Ascom/MDS