Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2015 > Julho > Começam oficinas de escuta para revisão do Guia alimentar para crianças menores de dois anos

Notícias

Começam oficinas de escuta para revisão do Guia alimentar para crianças menores de dois anos

publicado: 30/07/2015 13h20, última modificação: 04/09/2017 16h00

Começaram semana passada as oficinas de escuta, com o objetivo de fornecer subsídios para a revisão e atualização do Guia alimentar para crianças menores de dois anos. O primeiro encontro, com dois dias de duração, foi organizado pela Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) e aconteceu na Fiocruz, em Brasília.

A realização desta primeira oficina ocorreu depois de um amplo processo de divulgação e chamamento de pesquisadores e profissionais para participar. A revisão do guia, com base nas orientações da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluirá várias etapas.

A primeira etapa de revisão prevê a promoção das oficinas de escuta, e ainda contará com a realização de mais dois encontros. As duas primeiras oficinas – a desta semana e outra prevista para agosto – estão voltadas para a participação de pesquisadores e profissionais que possuem expertise nas áreas materno-infantil, segurança alimentar e nutricional ou técnica dietética. Já o terceiro encontro, que será realizado em setembro, contará com representantes do governo e instituições parceiras.

A metodologia escolhida para as três oficinas propõe a participação ativa de todos os envolvidos e a contextualização em relação à realidade em que estão inseridos.

Após as oficinas de escuta, estão previstas as seguintes etapas: planejamento e organização do processo de trabalho; definição dos objetivos; elaboração técnica do Guia alimentar para crianças menores de dois anos; seleção e pré-teste das orientações viáveis; revisão da primeira versão; e a implementação do guia. O processo completo deve durar três anos, e a previsão é que a publicação revisada seja lançada em 2018.

Fonte: Portal da Saúde