Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2015 > Agosto > Conferência reúne sociedade civil e governo para discutir direito à alimentação saudável, em GO

Notícias

Conferência reúne sociedade civil e governo para discutir direito à alimentação saudável, em GO

publicado: 25/08/2015 12h58, última modificação: 04/09/2017 14h46

A 5a Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Goiás reunirá, nos dias 26 a 28 de agosto, representantes da sociedade civil e dos governos municipal, estadual e federal para discutir os avanços e desafios das políticas públicas para garantir a alimentação adequada e saudável no estado. O debate será realizado no Centro de Treinamento da Emater, em Goiânia.

A conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine, fará a palestra de abertura sobre o lema da conferência "Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar". No segundo dia, o secretário-executivo do Consea, Marcelo Gonçalves, apresentará o tema “Direito Humano à Alimentação Adequada nas Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional”. Em seguida, o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome, Arnoldo de Campos, apresentará o painel sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Durante o encontro, serão debatidos três eixos: Comida de verdade – avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e a soberania alimentar; Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública e Fortalecimento do Sisan.

Segurança Alimentar em GO - De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80,4% da população de Goiás possuem uma alimentação de qualidade e na quantidade ideal. Uma parcela de 2,65% está em situação de insegurança alimentar grave. Outros 13,5% da população estão com insegurança alimentar leve e 3,5% está em situação de insegurança alimentar moderada. Atualmente, mais de 325 mil famílias recebem o Bolsa Família. Entre os beneficiários, 3 mil são famílias quilombolas.

Obesidade e hábitos alimentares - Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que 50% da população adulta da capital goiana está com excesso de peso. De acordo com a pesquisa, 27% dos entrevistados consomem refrigerantes cinco ou mais dias da semana. Os números são da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2014.

 

Serviço

 

5ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional de Goiás
Dias: 26 a 28 de agosto
Horário: abertura às 20h (quarta-feira)
Local: Estrada do Campus, S/N, Qd. Área - Lote AR 3, Campus II da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Centro de Treinamento da Emater, Goiânia (GO).
Contato para imprensa: (61) 3411 2576/3349 ou ascomconsea@presidencia.gov.br – ascom/Consea

Fonte: Ascom/Consea