Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2013 > Março > Relator da ONU defende papel da mulher na Segurança Alimentar

Notícias

Relator da ONU defende papel da mulher na Segurança Alimentar

publicado: 08/03/2013 00h00, última modificação: 18/09/2017 10h47

O relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Direito à Alimentação, Olivier de Schutter, afirmou que o mundo tem que repensar o papel de mulheres e homens na segurança alimentar.

Segundo ele, as mulheres podem ajudar a reduzir a fome caso recebam mais poder político. Oliver de Schutter citou um estudo que comprova a cooperação feminina na redução da fome entre 1970 e 1995.

Nesta segunda-feira (4), durante a apresentação do relatório sobre Gênero e Direito à Alimentação no Conselho de Direitos Humanos, o relator afirmou que os governos têm que dar maior autonomia à mulher.

Na semana passada, a encarregada do Setor de Gênero, Equidade e Trabalho Rural da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Eve Crowley, comentou uma ação na Índia para dar mais poder às mulheres como parte da agenda de desenvolvimento pós-2015.

“Há trabalhos periódicos, mas precisamos buscar formas de garantir que haja alimentos de forma permanente todo o ano. A Índia tem exemplos muito interessante de trabalhos públicos criados, periodicamente, para favorecer os mais pobres, como exemplo interessante de base de proteção social.”

Oliver de Schutter mencionou a remoção de todas as leis e práticas discriminatórias que impedem as mulheres a ter acesso a recursos agrícolas como a terra, insumos e crédito.

O relator elogiou iniciativas como cotas para mulheres em obras no setor público na Índia, mas disse que as barreiras à participação feminina continuam na maioria dos casos.

Fonte: Radio ONU