Notícias
ONU reúne 38 países para discutir segurança alimentar na Ásia
O aumento do preço dos alimentos e a segurança alimentar na região Ásia-Pacífico são os temas principais da reunião ministerial realizada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) que ocorre de 12 a 16 de março em Hanói (Vietnã). Os 300 delegados de 38 países debaterão a realidade de que a Ásia-Pacífico teve nas últimas décadas um dos maiores crescimentos econômicos do mundo, enquanto abriga 578 milhões de habitantes desnutridos.
O novo diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, terá sua estreia em uma conferência asiática, desde que assumiu o cargo em janeiro. Das 925 milhões de pessoas que sofrem desnutrição em todo o planeta, 62,5% moram na região Ásia-Pacífico, quase todas em Bangladesh, China, Filipinas, Índia e Indonésia.
Além disso, a FAO e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) preveem para 2020 um aumento drástico do preço de sementes básicas, como arroz (40%), milho (48%), trigo (27%) e oleaginosas (36%). "Devemos produzir mais alimentos para uma população em crescimento", afirmou o diretor para a Ásia-Pacífico da FAO, Hiroyuki Konuma, e pediu mais fundos e cooperação entre os agricultores, segundo um comunicado de imprensa.
O diretor da organização disse que para alcançar o objetivo é preciso "realizar grandes investimentos no setor agrícola" e destinar capital para melhorar infraestruturas, pesquisa, formação e gestão de recursos naturais. Os governos da Ásia-Pacífico enfrentam os problemas da mudança climática, o crescimento incontrolado da população e a diminuição do espaço cultivável, um panorama que pode ser agravado com a alta dos preços dos alimentos e do petróleo.
O índice de preços dos alimentos da FAO se situou em uma média de 215 pontos em fevereiro de 2012, ou seja, aproximadamente 1% (2,4 pontos) a mais que o número revisado de janeiro, segundo este organismo. Três dos quatro países mais povoados do mundo ficam nesta região do mundo: China (1,34 bilhões de habitantes), Índia (1,17 bilhões) e Indonésia (240 milhões).
A conferência, organizada pela FAO em colaboração com o Governo do Vietnã, oferece em seus cinco dias uma oportunidade para que agricultores, cooperativas, movimentos sociais e o setor privado possam se entender e pactuar políticas com os governos e as agências multilaterais.
Fonte: Ascom/FAO