Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2012 > Junho > Conselheiro Selvino Heck descreve atividade em Bom Retiro (RJ)

Notícias

Conselheiro Selvino Heck descreve atividade em Bom Retiro (RJ)

por Consea publicado: 18/06/2012 00h00, última modificação: 18/09/2017 14h07

O conselheiro Selvino Heck, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), e assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República, participou no último sábado e domingo (15 e 16) da oficina "Saúde, sustentabilidade e bien vivir", na Fazenda Bom Retiro, Rio de Janeiro. O evento é organizado pela Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS), e é uma das atividades programadas pela Cúpula dos Povos.

Segue, abaixo, um pequeno relato de impressões do conselheiro sobre esses dias:

Seis da manhã, quinze pessoas no campinho de futebol da Reserva Natural Bom Retiro, em Casimiro de Abreu, RJ. O primeiro banho: deitar na terra, sobre a grama úmida de orvalho e fazer exercícios. O segundo: 'banhar' todo corpo com argila misturada com alecrim e limpar a pele. Terceiro:caminhar por uma trilha até um lugar com sol - cantar, abraçar-se, celebrar o dia. Quarto: todos juntos no riacho de água límpida e cristalina, lavando a argila, limpando a pele e o corpo.

Tudo pronto para começar a jornada da oficina da Universidade Popular dos Movimentos Sociais, com o tema Saúde, Sustentatibilidade e Bem Viver. Conversar sobre os movimentos sociais presentes, uns quinze - movimentos ligados à educação popular em saúde, Rede de Educação Cidadão, LGBT, movimentos do campo, economia solidária, pessoas do governo federal: o que os une, o que os separa, o que fazer para avançar juntos.

À noite, o professor Boaventura de Sousa Santos pede para que se apaguem as luzes para se ver as estrelas na noite iluminada da Mata Atlântica, onde se situa a Bom Retiro, enquanto ele e todos tomamos uma cachaça mineira: a noite do Bem Viver.

Os movimentos sociais, todos concordam, precisam construir um novo projeto estratégico de mudança, buscar mais as convergências e menos o que têm de divergências, fazer ações, realizar momentos de formação e educação popular onde todas as vozes estejam presentes.

O último dia começa com uma caminhada por uma trilha ecológica e termina ao redor de uma fogueira onde se cantam e dançam forrós, xotes, frevos, sambas, declamam-se poesias de amor à vida.

A teoria une-se à prática, a prática leva à teoria. Saúde é sustentabilidade e Bem Viver individual e coletivo. O protagonista é o povo trabalhador que se organiza e luta junto. A Universidade é popular.

Fonte: Ascom/Consea