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Pequenos varejistas comercializam 450 toneladas de alimentos

por Consea publicado: 07/07/2012 00h00, última modificação: 18/09/2017 14h06

Os mercadinhos brasileiros ligados à Rede de Fortalecimento do Comércio Familiar de Produtos Básicos (Refap) movimentaram 450 toneladas de produtos neste primeiro semestre do ano. Os números são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e abrangem seis estados brasileiros.

A Refap é uma associação voluntária que reúne agentes públicos e pequenas unidades varejistas, que operam com produtos da linha básica de consumo, com o objetivo de contribuir para a modernização e o fortalecimento dos empreendimentos comerciais filiados. A organização foi criada para garantir a subsistência dos pequenos mercados varejistas, em vista da competição com as grandes redes de supermercados.

De acordo com o balanço feito pela Conab, cerca de 175 mil famílias foram atendidas neste semestre por meio da Refap, com a oferta de produtos originários da agricultura familiar, a preços inferiores aos praticados nos grandes mercados.

De acordo com o superintendente de Abastecimento Social da entidade, João Cláudio Dalla Costa, “atualmente, a Conab coordena oito Centrais de Negócios nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí”.

“Essas centrais possuem 400 varejistas filiados, que compram os produtos da Conab com ganhos de até 15% e o compromisso de repassar aos consumidores finais. Então eles revendem esses produtos nos mercadinhos de bairros com preços mais atraentes para os consumidores locais”, completou o superintendente.

Além das unidades em operação, existem mais 11 centrais de negócio em processo de formação. A ação é coordenada pela Conab, com o objetivo de fortalecer as unidades varejistas filiadas, a partir da expansão e qualificação empresarial, e expandir o comércio local, com reflexo no aumento de arrecadação e emprego nos municípios brasileiros.

Fonte: Ascom/Conab