Notícias
Consea e FAO lançam no Brasil Campanha 1billionhungry
A campanha 1billionhungry (um bilhão com fome, na tradução literal) será lançada amanhã (01), na XVII Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em Brasília. O representante Regional da FAO para a América Latina e Caribe, José Graziano da Silva estará no Brasil e fará apresentação da campanha.
Além dos conselheiros do Consea, uma delegação de 40 conselheiros de segurança alimentar da América Latina e Caribe participará da atividade.
A campanha 1billionhungry usa imagens e mensagens fortes para chamar atenção para o problema e pedir um basta à fome. Um dos destaques é o vídeo promocional estrelado pelo ator britânico Jeremy Irons, no qual ele interpreta um personagem baseado na famosa cena do filme Rede de Intrigas (Network).
Uma petição on-line pede que os governos façam da erradicação da fome sua principal prioridade. E que as pessoas fiquem indignadas com o fato que cerca de um bilhão de pessoas no mundo viva com fome.
O símbolo da campanha é um apito amarelo. A idéia é encorajar as pessoas a apitar contra a fome. "Deveríamos estar furiosos com o vergonhoso fato que seres humanos ainda sofram de fome", disse o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf. "Se você também se sente assim, quero que você dê voz à sua raiva. Todos vocês, ricos e pobres, jovens e idosos, em países em desenvolvimento e desenvolvidos, devem expressar sua raiva sobre a fome mundial assinando a petição global", acrescentou Diouf.
Outros eventos de lançamento da campanha 1billionhungry estão sendo organizados em diversas cidades do mundo, como Roma (Itália), Yokohama (Japão) e Paris (França).
A FAO estima que a produção agrícola global precise aumentar em 70% para alimentar uma população estimada em nove bilhões de pessoas em 2050. Se o mundo continuar no mesmo ritmo de redução da fome, o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio de reduzir pela metade o percentual de pessoas com fome até 2015 não será alcançado. Da cerca de um bilhão de pessoas com fome, 642 milhões vivem na Ásia e no Pacífico, 265 milhões na África Subsaariana, 53 milhões na América Latina e Caribe, 42 no Oriente Médio e norte da África e 15 milhões em países desenvolvidos.
Assine a petição para acabar com a fome.
Serviço
XVII Reunião Plenária do Consea
Data: 01 de julho (quinta-feira)
Horário: 9h30
Local: Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, Brasília (DF)
Informações
Consea - Laura Fernandes
(61) 3411.3349/ 8124.5343
lauraf@planalto.gov.br
FAO Brasil - Lídia Maia
(61) 3038.2270/ 8455.1289
lidia.silva@fao.org
Fonte: Assessoria de Comunicação do CONSEA