Notícias
Dica de leitura: Guia de Alimentação Saudável nas Escolas
A obesidade e suas consequências são uma ameaça real e cada vez mais presente na vida de muitas crianças e adolescentes. A escola é um importante ambiente para a construção de hábitos alimentares mais saudáveis e de luta contra a obesidade. Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou, em maio, o Guia Alimentação Saudável nas Escolas.
A publicação, de 71 páginas, visa estimular os municípios brasileiros a promover a saúde e o bem-estar a partir de ações que se iniciam nas instituições de ensino e refletem positivamente em toda a sociedade.
O guia ― dirigido a gestores públicos e equipes técnicas das áreas de Saúde e Educação ― apresenta experiências de legislações e práticas que estão sendo aplicadas em escolas municipais e estaduais do País.
Para facilitar a “digestão” da leitura, a obra é dividida em sete capítulos. O “cardápio” do guia apresenta recomendações gerais sintetizadas no item “Dez passos para uma alimentação saudável nas escolas”. Os Dez Passos consistem num conjunto de estratégias que devem ser implementadas de maneira complementar e articulada, permitindo a formulação de ações e atividades de acordo com a realidade de cada local.
Apontando caminhos para uma alimentação saudável e possível para todos, o Guia Alimentação Saudável nas Escolas é um “prato-cheio” para refletir sobre a qualidade do que os estudantes brasileiros estão ingerindo e dar novos significados à relação com a alimentação no ambiente escolar e que refletem em toda a sociedade.
Clique aqui para acessar a íntegra do Guia Alimentar.
Texto: Francicarlos Diniz
Fonte: Ascom/Consea