Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Dicas de leitura > Dicas de leitura > Dica de leitura: “O gênio silenciado” é um cardápio de histórias saborosas

Notícias

Dica de leitura: “O gênio silenciado” é um cardápio de histórias saborosas

publicado: 29/06/2017 16h35, última modificação: 13/04/2018 15h55

Um livro agradável, bem escrito e gostoso de se ler. “Josué de Castro, o gênio silenciado”, é este o título da obra lançada em 2008 por Vandeck Santiago, jornalista do Recife (PE), cidade natal do homenageado. É uma grande reportagem biográfica sobre o médico nascido em Pernambuco em 1908 e que faleceu no exílio, em Paris, em 1973. A obra traça um perfil humanizado sobre aquele que foi um dos brasileiros mais ilustres de todos os tempos.

 Na época do lançamento (2008), o livro fez parte de uma série de homenagens que o país rendeu a esse cidadão do mundo, que em junho daquele ano completaria cem anos de nascimento. Médico, escritor, cientista, sociólogo, político, geógrafo, intelectual e humanista, Josué foi um homem que enxergou adiante de seu mundo e de seu tempo.

 Pode-se dizer que o livro é um prato cheio de histórias e fatos interessantes sobre o homem que ousou falar de fome quando esse tema era um tabu em nosso país – e também no mundo. A obra traz entrevistas, reportagens, cronologia e fotografias, tudo temperado - às vezes até apimentado - com saborosos textos, que revelam inclusive curiosidades em torno da figura de Josué de Castro.

 Para aguçar o apetite do leitor, o sumário é um cardápio variado, atrativo, gostoso, apetitoso. Como entrada, “Com vocês, Josué de Castro”. Com pitadas de bom humor, Vandeck Santiago relata “Como Josué foi parar no Egito e outras histórias”. Outra delícia de narrativa é a que tem o título “Para deputado, o Gigante de Botas de Sete Léguas”, uma espécie de ‘causo’ sobre a entusiástica campanha empreendida pelo poeta Ascenso Ferreira (1895-1965), em favor da candidatura de Josué a deputado federal pelo estado de Pernambuco. Em “Dez pontos para vencer a fome”, o repórter entrevista o então presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), o professor Renato S. Maluf, que “atualiza”, ponto a ponto, as ideias de Josué.

 Outras saborosas entrevistas trazem a opinião de Frei Betto, João Pedro Stédile, Ricardo Abramovay, Renato Carvalheira, Antônio Alfredo Telles e Anna Maria de Castro (filha de Josué). Enfim, “O gênio silenciado” é comida, diversão e arte. É uma leitura que flui leve e saborosa, como se comêssemos um pé-de-moleque, um bolo de macaxeira ou uma peixada pernambucana em qualquer rua à beira de um rio na sua cidade natal, conhecida como a Veneza Brasileira.

 O autor - O jornalista Vandeck Santiago é repórter especial do Diário de Pernambuco. Na sua carreira profissional, ele trabalhou na revista Veja, no Jornal do Brasil e na Folha de São Paulo. Pela profundidade de suas reportagens, que seguem a linha investigativa, Santiago ganhou diversas premiações na área de jornalismo, entre eles uma edição do Prêmio Esso e duas edições do Prêmio Embratel (uma delas foi a reportagem especial que empresta o título ao livro). Ele é autor também os livros “Francisco Julião: luta, paixão e morte de um agitador” e “Pernambuco em Chamas – a intervenção dos EUA e o Golpe de 1964”.

 Fonte: Ascom/Consea