Notícias
Sustentabilidade: municípios mineiros discutem a Agenda 2030
Aconteceu nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14) na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), em Montes Claros (MG), a primeira oficina do projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável da Associação Brasileira de Municípios (ABM). Esta foi a primeira de uma série de dez oficinas que serão realizadas pelo projeto. O evento reuniu gestores, autoridades e multiplicadores de 35 municípios do Norte mineiro. O projeto tem como objetivo implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a nova Agenda Urbana em 200 municípios brasileiros. As localidades selecionadas apresentam índices de baixo IDHM e população entre 20 e 100 mil habitantes.
Durante os dois dias de oficina os participantes discutiram temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e às principais problemáticas dos municípios tendo como pano de fundo a Agenda 2030. A Secretaria de Governo da Presidência da República (SEGOV) foi representada pelo assessor da Coordenação de Projetos Especiais – ODS, Laurêncio João Körbes.
Segundo ele, o projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável vai auxiliar os pequenos e médios municípios brasileiros na execução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da nova Agenda Urbana. “Trata-se de uma iniciativa de grande importância no esforço de implementação dos ODS, especialmente por ter como foco os municípios que tem grandes necessidades e geralmente são esquecidos.” destacou.
Ainda segundo o assessor da Coordenação de Projetos Especiais – ODS da SEGOV, o evento foi uma oportunidade de atuação conjunta do Governo Federal com a ABM.
“A parceria do Governo Federal com as associações de municípios, tanto de representação nacional, como estadual e regional nos estados, tem mostrado um caminho exitoso no processo de disseminação e de implementação da Agenda 2030, com possibilidades em todas as regiões do país, assim como já ocorreu no período dos ODM, explica Laurêncio João Körbes.
A oficina foi promovida pela Associação Brasileira de Municípios, Instituto Pólis de São Paulo e União Europeia. Também teve o apoio local da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, do Instituto ICLEI (Governos locais pela Sustentabilidade) e do Programa Cidades Sustentáveis.
Adolfo Brito
Assessoria de Comunicação - SNAS/SEGOV