Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SNAS/SEGOV: ODS é tema de palestra na 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.

Notícias

SNAS/SEGOV: ODS é tema de palestra na 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.

publicado: 26/10/2017 15h15 última modificação: 26/10/2017 15h15

Nesta terça-feira (24), o secretário Nacional de Articulação Social, Henrique Villa da Costa Ferreira, participou da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento acontece no Pavilhão do Parque da Cidade em Brasília entre os dias 23 e 29 de outubro. Na ocasião, o secretário apresentou aos representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) as diretrizes de trabalho que vêm sido desenvolvidas pelo Brasil para o cumprimento da Agenda 2030. Fazem parte da CPLP além do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Durante sua apresentação, Henrique Villa falou dos desafios para a implementação da Agenda 2030, que segundo ele se trata de uma tarefa que vai além muito além da contribuição do Governo Federal: “o desafio de implementação da Agenda 2030 Brasil é coletivo, é da sociedade brasileira, é responsabilidade de estado. Cada brasileiro e cada brasileira é efetivo protagonista do processo no âmbito do seu papel social”, disse o secretário.

Durante a apresentação, o que mais chamou a atenção dos participantes foi o formato da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, criada para internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 no Brasil. “Além de ser fundamental ao sucesso de qualquer empreitada como a da Agenda 2030, o modelo adotado no âmbito nacional pelo Brasil, deve estabelecer um padrão para a consolidação de instâncias subnacionais de governança que deverão ser apoiadas pela Comissão Nacional”, defendeu o secretário Henrique Villa.

Agenda 2030

A Agenda 2030 é fruto do consenso entre 193 países membros da ONU e reúne contribuições do diálogo entre governos e sociedade civil, construídos desde a Rio+20 que resultou na inserção de novas temáticas ao desenvolvimento sustentável tais como: indústria, inovação, infraestrutura, trabalho, crescimento econômico, paz e justiça, mudanças climáticas, dentre outros. Até 2030 o Brasil se comprometeu a alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas que buscam, dentre outras, erradicar a pobreza e a fome; reduzir as desigualdades; combater mudanças climáticas; promover o crescimento econômico inclusivo, por exemplo.

SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece sempre em outubro a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.