Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SEGOV se reúne com delegação de Cabo Verde para discutir a Agenda 2030

Notícias

SEGOV se reúne com delegação de Cabo Verde para discutir a Agenda 2030

publicado: 24/05/2018 15h36 última modificação: 24/05/2018 15h36

Os esforços do Brasil em cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustável e executar a Agenda 2030 têm ultrapassado fronteiras e inspirado outros países.  Nesta quinta-feira (24) uma comissão de representantes de governo e sociedade civil de Cabo Verde esteve reunida com o secretário nacional de Articulação Social, Henrique Villa, que também é secretário executivo da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS).  A comitiva cabo-verdiana veio ao Brasil para conhecer o que o país tem feito para o cumprimento da Agenda 2030 e, também, em busca de parceria para a implementação da Agenda no país africano. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto.

Na ocasião Henrique Villa apresentou detalhadamente todo processo de implementação da Agenda 2030 que o Brasil vem desenvolvendo. Durante a sua apresentação, Villa destacou as etapas em andamento, com destaque para a internalização e interiorização da Agenda, que segundo o Secretário, é o grande desafio que o País enfrenta nessa fase de aceleração da chamada Agenda 2030 Brasil. “Em um País continental como o nosso, a territorialização ou localização da Agenda é um desafio dantesco, sobretudo pelas desigualdades regionais que marcam o Brasil desde sua concepção como nação”, enfatizou.

Henrique Villa também falou da CNODS e do processo de estruturação da instância nacional de governança da Agenda no Brasil. “A Comissão é paritária, com 16 representantes da sociedade civil e de governos. Ela foi criada para promover a articulação, mobilização e o diálogo entre atores sociais que são fundamentais na caminhada coletiva até 2030 que se pretende”. Justamente citando a CNODS como exemplo, Villa destacou a governança como crucial para o sucesso e adequação das metas da Agenda 2030. “A governança, que nada mais é do que a forma com que o poder é exercido, quanto mais coletiva e plural, mais se aproxima do que os ODS estabelecem como mantra, que ninguém seja deixado de lado”, disse.

O presidente da Associação dos Municípios de Cabo Verde, Manuel de Pina, foi um dos integrantes da comitiva. Ele elogiou o empenho do Brasil e o trabalho que vem sendo feito pela CNODS. "Vejo o Brasil como uma grande oportunidade para uma parceria efetiva, temos necessidade desta cooperação. Somos muito parecidos e falamos a mesma língua. Costumo dizer que Cabo Verde é um pedacinho do Brasil. Queremos fazer tudo que o Brasil tem feito pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ressaltou, e contamos com o apoio brasileiro para tal”.

A comitiva de Cabo Verde, composta por 13 representantes, foi liderada pela Diretora da Unidade de Desenvolvimento Local e Conselheira do Primeiro-Ministro, Francisca Santos, que agradeceu a acolhida da SNAS/SEGOV e manifestou seu interesse por uma cooperação entre os países. “Vou levar o que ouvimos aqui ao meu Primeiro-ministro e em seguida retornamos a vocês uma sinalização concreta sobre uma possível cooperação entre nossos países no que diz respeito à Agenda dos ODS”, afirmou.