Notícias
SEGOV promove seminário sobre relação entre os ODS, agroecologia e produção orgânica no Sudeste
Terminou nesta quinta-feira (31) o Seminário Regional de Agroecologia e Produção Orgânica – Sudeste. Durante três dias foram apresentados aos participantes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas relações com a agroecologia e produção orgânica. Realizado em Campinas (SP), o Seminário foi uma oportunidade de aproximação dos estados com a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo). O Seminário foi promovido pela Secretaria de Governo da Presidência da República (SEGOV) por meio da Secretaria Nacional de Articulação Social (SNAS).
Para o secretário da SNAS, Henrique Villa, o evento serviu para que os governos estaduais e sociedade civil se apropriassem das políticas públicas do Governo Federal ligadas aos temas da agroecologia e produção orgânica. “Foi uma oportunidade para se discutir o papel da temática na Agenda 2030 brasileira e de metas transversais a alguns dos mais relevantes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como o ODS 5, que trata da igualdade de gênero, do ODS 10, da redução das desigualdades regionais”, destaca. “Principalmente dos ODS 1, de combate à pobreza e do ODS 2, que lança olhar para questões convergentes com a agenda da agricultura sustentável e da segurança alimentar”, acrescenta Henrique Villa.
Participação
O seminário promoveu o intercâmbio entre os estados sobre ações, programas e políticas públicas de agroecologia e produção orgânica; colher experiências em agroecologia e produção orgânica no âmbito regional.
Participaram do encontro representantes dos governos de São Paulo, Minas Gerias, Espírito Santo e Rio de Janeiro, autoridades da área agrícola, de desenvolvimento rural, meio ambiente, saúde, educação, parlamentares, gestores públicos, especialistas acadêmicos, agricultores/as familiares, povos e comunidades tradicionais, agentes de assistência técnica, setor empresarial, representantes de organizações da sociedade civil, das Comissões de Produção Orgânica (CPOrgs) e da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.
A macrorregião Sudeste foi a segunda a realizar o seminário. O primeiro aconteceu na região Sul, em Porto Alegre (RS) no mês de abril. O evento contou com o apoio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), da Casa Civil e do Governo de São Paulo e Prefeitura de Campinas. Os próximos seminários estão previstos para as regiões Norte e Nordeste.