Notícias
SAF realiza Encontro Preparatório de gestores públicos para o 8º Fórum Mundial da Água
A Subchefia de Assuntos Federativos – SAF, ligada à Secretaria de Governo da Presidência da República, promove Encontro Preparatório de Prefeitos e Governadores para o 8º Fórum Mundial da Água. Evento ocorre durante o dia 22 de novembro de 2017, na Presidência da República.
O Encontro serve para os gestores municipais e estaduais alinharem o pensamento e as estratégias para a futura participação no 8º Fórum Mundial da Água. Cerca de 100 gestores participam do evento.
Durante a cerimônia de abertura, nesta manhã, o Subchefe de Assuntos Federativo, Paulo Câmara, lembrou que a crise hídrica é um risco global e salientou a importância do Encontro e do 8º Fórum Mundial da Água na busca de “medidas sustentáveis para a minimização dos problemas relacionados à água, e na construção e implementação de soluções conjuntas e ambientalmente responsáveis”.
Para o prefeito de Coaraci (BA), Jadson Albano, o Encontro Preparatório serve para aumentar o “contato com as pessoas que pensam no futuro das próximas gerações, neste caso, especificamente em relação à água e a preservação do meio ambiente”. “Compartilhamos a preocupação em pensar global e agir local, no presente”, enfatizou o prefeito Jadson.
Já o secretário de agricultura de Entre Rios (BA), Linoaldo Oliveira, percebe o Encontro como uma oportunidade na busca de informações para a solução de demandas hídricas do município. “Nós precisamos fazer a restruturação da bacia hídrica dos rios Sucauma e Inhanbupe, por meio de trabalho de conscientização dos proprietários de terras às margens dos rios, além de buscar soluções para a carência de água potável no município”, afirmou ele.
O representante do Governo do Estado de São Paulo, superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica, Ricardo Daruiz Borsari, enfatizou que o Encontro e o 8º Fórum são de extrema importância para a região Sudeste e o Estado de São Paulo, “que saiu de uma forte crise hídrica nos últimos anos”. “estamos cientes da importância para se discutir soluções para minimizar efeitos de possíveis crises futuras ligadas à água e o nosso caso estadual é um bom exemplo de análise”, disse Ricardo.
Também marcou presença no evento o diretor do Departamento de Sustentabilidade Ambiental do Ministério das Relações Exteriores, ministro Reinaldo Salgado, presidente do Processo Político do 8º Fórum Mundial da Água. Pontuou que “o Fórum mundial será realizado pela primeira vez em um país em desenvolvimento” e que o Encontro Preparatório serve para o “intercâmbio de experiências e soluções entre as autoridades locais”.
Além da cerimônia de abertura, o Encontro terá palestras, painéis sobre os ODS, a nova Agenda Urbana e a Agenda 2030, grupos de trabalho, reunião com representantes do Mercosul e plenária, para aprovação de documento base para o relatório das autoridades locais a ser finalizado no decorrer do 8º Fórum Mundial da Água.
O 8º Fórum Mundial da Água será em Brasília, de 18 a 23 de março do próximo ano, e vai reunir autoridades e especialistas, de governos, instituições internacionais, da academia, de empresas e da Sociedade Civil, discutindo e encaminhando assuntos e ações ligadas ao uso e à gestão sustentável da água, ao meio ambiente e aos recursos hídricos.
O Conselho Mundial da Água, o Governo Federal e o Governo do Distrito Federal são os organizadores do Fórum no Brasil, que também conta com a participação da Subchefia de Assuntos Federativos – SAF da Secretaria de Governo da Presidência da República, como coordenadora do subprocesso Autoridades Locais e Regionais, com a incumbência de realização da 5ª Conferência Internacional de Autoridades Locais e Regionais, além de outras atividades, durante o Fórum.
No decorrer do Encontro, das 10 às 16 horas, coordenadores nacionais do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul irão realizar uma reunião ordinária, para tratar de assuntos preparatórios e encaminhamentos para o 8º Fórum Mundial da Água.
Apresentação do Secretário Nacional de Articulação Social, Henrique Vila, sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Outras informações sobre o 8º Fórum Mundial da Água estão disponíveis no Portal Federativo:
http://www.portalfederativo.gov.br/8deg-forum-mundial-da-agua/8deg-forum-mundial-da-agua