Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prêmio ODS Brasil no centro da América do Sul

Notícias

Prêmio ODS Brasil no centro da América do Sul

Cuiabá está situada na parte mais central da América do Sul, exatamente no seu centro geodésico, sendo, portanto a cidade do coração da América do Sul.

publicado: 14/06/2018 11h41 última modificação: 14/06/2018 11h42

A determinação geográfica do exato local onde se situa o centro geodésico se deve ao grande oficial do Exército Brasileiro, Cândido Mariano Rondon, o marechal Rondon. Em1909  ele e seu ajudante, o tenente Renato Barboza Rodrigues, através de cálculos matemáticos, geográficos e astronômicos confirmaram o local conhecido como Campo d’Ourique, situado a 15º35’56” de latitude sul e a 56º06’55” de longitude Oeste, tendo sido a localização geográfica reconhecida e confirmada oficialmente pelo Serviço Geográfico do Exército Brasileiro em 1975.  Nesta quarta-feira, este local tão simbólico recebeu o seminário de lançamento do Prêmio ODS Brasil. O evento aconteceu no Auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com a presença de dirigentes de várias entidades e instituições.

O Governo Federal lançou o prêmio para contemplar iniciativas de todo o país que contribuam para o alcance das metas da agenda, constituída por 17 objetivos, 169 metas e 232 indicadores a serem cumpridos, entre os quais erradicação da pobreza, vida saudável, educação, gestão sustentável da água, proteção de ecossistemas, segurança alimentar, entre outros.

O prêmio possui quatro categorias divididas entre Governo, Organizações com Fins Lucrativos, Organizações sem Fins Lucrativos e Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão. A proposta é reconhecer projetos, programas, tecnologias e outras iniciativas que promovam soluções para questões relacionadas a aspectos sociais, ambientais e econômicos, de forma a multiplicar ações sustentáveis em todo o país. A primeira edição segue com as inscrições abertas até o dia 29 de junho e a premiação será no mês de dezembro.

A premiação e os eventos de lançamento são iniciativa do Governo Federal e vêm acontecendo desde o início de maio. Assessores da Secretaria Nacional de Articulação Social (SNAS/SEGOV) estão participando dos seminários promovidos em todas as capitais brasileiras para divulgar, esclarecer dar mais informações sobre o Prêmio ODS Brasil. O último seminário de lançamento do Prêmio acontece nesta sexta-feira (15) no Auditório do Tribunal de Contas da União, em São Luiz do Maranhão (MA). Os seminários contam com o apoio da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República (SAF/SEGOV).