Notícias
Prêmio ODS Brasil no centro da América do Sul
Cuiabá está situada na parte mais central da América do Sul, exatamente no seu centro geodésico, sendo, portanto a cidade do coração da América do Sul.
A determinação geográfica do exato local onde se situa o centro geodésico se deve ao grande oficial do Exército Brasileiro, Cândido Mariano Rondon, o marechal Rondon. Em1909 ele e seu ajudante, o tenente Renato Barboza Rodrigues, através de cálculos matemáticos, geográficos e astronômicos confirmaram o local conhecido como Campo d’Ourique, situado a 15º35’56” de latitude sul e a 56º06’55” de longitude Oeste, tendo sido a localização geográfica reconhecida e confirmada oficialmente pelo Serviço Geográfico do Exército Brasileiro em 1975. Nesta quarta-feira, este local tão simbólico recebeu o seminário de lançamento do Prêmio ODS Brasil. O evento aconteceu no Auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com a presença de dirigentes de várias entidades e instituições.
O Governo Federal lançou o prêmio para contemplar iniciativas de todo o país que contribuam para o alcance das metas da agenda, constituída por 17 objetivos, 169 metas e 232 indicadores a serem cumpridos, entre os quais erradicação da pobreza, vida saudável, educação, gestão sustentável da água, proteção de ecossistemas, segurança alimentar, entre outros.
O prêmio possui quatro categorias divididas entre Governo, Organizações com Fins Lucrativos, Organizações sem Fins Lucrativos e Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão. A proposta é reconhecer projetos, programas, tecnologias e outras iniciativas que promovam soluções para questões relacionadas a aspectos sociais, ambientais e econômicos, de forma a multiplicar ações sustentáveis em todo o país. A primeira edição segue com as inscrições abertas até o dia 29 de junho e a premiação será no mês de dezembro.
A premiação e os eventos de lançamento são iniciativa do Governo Federal e vêm acontecendo desde o início de maio. Assessores da Secretaria Nacional de Articulação Social (SNAS/SEGOV) estão participando dos seminários promovidos em todas as capitais brasileiras para divulgar, esclarecer dar mais informações sobre o Prêmio ODS Brasil. O último seminário de lançamento do Prêmio acontece nesta sexta-feira (15) no Auditório do Tribunal de Contas da União, em São Luiz do Maranhão (MA). Os seminários contam com o apoio da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República (SAF/SEGOV).