Notícias
Prêmio ODS Brasil é lançado em 6 capitais nessa semana
Nos últimos três dias, de 09 a 11 de maio, ocorreram seminários de lançamento e divulgação do Prêmio ODS Brasil em 6 capitais dos estados brasileiros. No dia 09, foram realizados os eventos em Teresina/PI, Aracajú/SE e Boa Vista/RR; um dia depois, em Manaus/AM e, no dia 11, os seminários aconteceram em Campo Grande/MS e Natal/RN.
O Prêmio ODS Brasil é uma iniciativa do Governo Federal, coordenado pela Secretaria Nacional de Articulação Social - SNAS e apoiado pela Subchefia de Assuntos Federativos - SAF, e tem como principal objetivo “incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no território brasileiro”.
Em Boa Vista e Manaus, o Secretário da SNAS, Henrique Villa, e o Subchefe de Assuntos Federativos, Clésio Ledo, participaram da mesa de abertura e das apresentações dos seminários, além da Coordenadora de Projetos Especiais – ODS da SNAS, Rúbia Quintão, e o Gerente Macrorregional da SAF, Márcio Monte.
No seminário do Piauí, em Teresina, os assessores da SNAS, José Botelho Neto e Marcelo Trevisan, e a assessora da SAF, Elzabete Santos, apresentaram informações sobre os ODS e o Prêmio. Em Aracajú, Suzana Dias Oliveira e Laurêncio João Körbes, assessores da SNAS, e o Gerente Macrorregional da SAF, Luiz Fernando Montenegro, compuseram a mesa e transmitiram as informações. Na capital do Mato Grosso do Sul, a SNAS foi representada pela Diretora do Departamento de Relações Político-Sociais, Carmem Bueno, e o assessor Marcio Pontual, e a SAF pelo Gerente Macrorregional, Guilherme Ferreira da Silva. Em Natal/RN, Suzana Dias Oliveira e Laurêncio João Körbes, e o representante da SAF, Sônia Faustino, conduziram o seminário.
Em todas as 6 capitais, compuseram a mesa ou participaram dos seminários representantes do governo estadual e de vários municípios, além de diversas entidades representativas, organizações não governamentais e gestores públicos.
Por meio do Prêmio ODS Brasil espera-se, junto com a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a adesão dos estados e municípios para a adequação e implementação local das diversas metas da Agenda 2030, que faz parte de um Protocolo Internacional assinado na Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2015, e apresenta um modelo de desenvolvimento sustentável adotado por 193 países, inclusive o Brasil.
Os Seminários de Divulgação dos ODS continuarão acontecendo nas outras capitais dos estados até o dia 13 de junho. No próximo dia 16 de maio ocorrerão em Florianópolis/SC, Recife/PE e Rio Branco/AC. Já no dia 18 chegarão a Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO e Vitória/ES. A lista completa com as datas, os locais de realização e o formulário de inscrição estão disponíveis no Portal ODS: www.odsbrasil.gov.br
Fonte: Portal Federativo