Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficina de trabalho do Ipea aborda federalismo, Agenda 2030 e ODS

Notícias

Oficina de trabalho do Ipea aborda federalismo, Agenda 2030 e ODS

publicado: 21/07/2017 11h33 última modificação: 31/07/2017 10h11

Durante todo o dia 20 de julho, ocorreu a oficina de trabalho “Federalismo, a Agenda 2030 e os ODS”, no auditório do 12º andar da sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, em Brasília.  Participaram do evento pesquisadores do Instituto, especialistas de diversos órgãos públicos, integrantes de representações de estados e municípios, prefeitos e gestores municipais.

As principais discussões do encontro giraram em torno do papel dos estados e dos municípios no engajamento, na implementação e no monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos próximos anos, para que as metas da Agenda 2030 sejam devidamente cumpridas. Tanto as estratégias para disseminação e implementação e os alinhamentos dos PPAs aos objetivos e metas, como as experiências de municípios e, ainda, as possibilidades de financiamento foram abordadas.

O Assessor de Projetos Especiais da Secretaria Nacional de Articulação Social – SNAS/SEGOV/PR, Laurêncio Körbes, apresentou as ações de governança do Governo Federal, bem como as expectativas das atuações estaduais e municipais, na difusão e implementação das metas dos ODS. Detalhou a criação, a nomeação/posse dos integrantes e as atuais tarefas da Comissão Nacional para os ODS, como a elaboração do seu plano de ação e a definição das diretrizes para as parcerias com estados e municípios.

Além do Ipea, do Pnud e da Presidência da República, a Cepal-ONU, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o Ministério da Fazenda,  o Conselho Nacional de Secretarias de Fazenda e as prefeituras de Ribeirão Preto/SP e Jaguariúna/SP estiveram representados na oficina de trabalho. As três principais instituições representativas dos municípios também estavam presentes no evento: Associação Brasileira de Municípios, Frente Nacional de Prefeitos e Confederação Nacional dos Prefeitos. Participou, ainda, um membro do Conselho Federal de Responsabilidade Fiscal da Argentina.

 

Leia mais sobre o evento e acesse as apresentações dos palestrantes:

http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=30521