Notícias
Equipe da SAF vai debater a água na perspectiva das autoridades locais no 9º Fórum Urbano Mundial
Vão representar o Brasil durante o evento na Malasia
O Brasil enviou equipe de servidores públicos para o 9º Fórum Urbano Mundial – WUF9, que ocorre em Kuala Lumpur, Malasia, de 7 a 13 fevereiro/2018, e trata de assuntos urbanos, relacionados à vida e as infraestruturas das cidades mundo afora.
A equipe atuará mais especificamente na realização de eventos preparatórios para 5ª Conferência Internacional de Autoridades Locais e Regionais para a Água (side events), abordando os temas “Água para sustentar um novo futuro urbano” (dia 8) e “Comece com a Água, colocando a água nas agendas de ação local para apoiar a Nova Agenda Urbana e mudanças globais” (dia 9).
O Subchefe de Assuntos Federativos, Paulo Câmara, lidera a equipe brasileira, que conta com mais três assessoras da Subchefia de Assuntos Federativos – SAF: Ana Carolina Lorena, Grácia Mendes Gonçalves e Sônia Faustino Mendes; todas envolvidas com a organização da 5ª Conferência Internacional de Autoridades Locais, a ser realizada em conjunto com o 8º Fórum Mundial da Água.
O prefeito de Coaraci, município da região cacaueira da Bahia, Jadson Albano Galvão, também participará do evento, representando as autoridades locais brasileiras. Jadson foi indicado por parceiros da 5ª Conferência Internacional de Autoridades Locais e Regionais para a Água, em decorrência de atitudes participativas e o envolvimento com assuntos relacionados à água e a outras questões urbanas na gestão municipal.
Com enfoque temático na implementação da Nova Agenda Urbana, adotada na Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Habitat III, a 9ª sessão do WUF reúne autoridades e especialistas de diversos países do mundo discutindo temas urbanos, promovendo orientações e encaminhamentos.
Os eventos de preparação para 5ª Conferência Internacional de Autoridades Locais e Regionais para a Água ocorrem nos dias 8 e 9 de fevereiro no âmbito do WUF9 e contam com a participação de autoridades, gestores públicos e privados, parceiros da 5ª Conferência, além de especialistas envolvidos com a temática. Funcionará como mais uma iniciativa na preparação para o 8º Fórum Mundial da Água e o engajamento de novos atores para esse evento global.
Vale lembrar que, o Brasil vai sediar em março de 2018 o 8º Fórum Mundial da Água, onde acontecerão as discussões da 5ª Conferência Internacional de Autoridades Locais e Regionais para a Água.